Atualizada às 19h20
A chuva forte que atinge Salvador desde a quarta-feira de cinzas causa estragos em toda a cidade. Até as 17h desta quinta-feira, 22, a Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codesal) registrou 61 solicitações através do telefone 199.
A maioria das ocorrências são de deslizamentos de terra. Foram 28 casos, ocorridos nos bairros de Praia Grande, Periperi, Liberdade, Arraial do Retiro, Jardim Nova Esperança, São Caetano, Cosme de Farias, São Marcos, Mussurunga, Alto de Coutos, Matatu de Brotas, Marechal Rondon, Alto de Terezinha, Itapuã, Itacaranha, Paripe, Campinas de Brotas e Jardim Nova Espernaça.
Em outros nove pontos da cidade a terra ameaça ceder. Os registros foram no IAPI, São Marcos, Alto da Terezinha, Castelo Branco, Brotas, Cosme de Farias, Nova Constituinte, Federação e Caixa D`água.
A Codesal também registrou duas solicitações de desabamento de imóvel. Uma no bairro de Paripe e outra no Acupe de Brotas. Três muros também desabaram nesta quinta-feira, nos bairros de Barbalho, Cidade Nova e Águas Claras. O órgão informa que os registros não deixaram vítimas.
Em toda a cidade foram registrados 13 ameaças de desabamento de imóveis. Casas ameaçam desabar a qualquer momento em bairros como Cabula, Stella Maris, Pituba, Itacaranha, Acupe de Brotas, Curuzu, São Caetano, Praia Grande, Massaranduba e Paripe.
Foram registrados ainda quatro alagamentos de área em Brotas, Uruguai e Fazenda Grande, uma ameaça de queda de árvore em Itapuã e uma ameaça de desabamento de muro em Cidade Nova.
Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a previsão em Salvador é de chuva moderada até sábado, podendo haver melhora do tempo. A temperatura varia entre mínima de 23º e máxima de 29°. O período chuvoso está relacionado à aglomeração de nuvens que são trazidas do oceano para a costa pelo vento.