A morte de uma paciente que estava internada no Hospital Couto Maia (HCM) com suspeita de dengue hemorrágica pode configurar o sétimo óbito pela forma grave da doença no Estado. A mulher, oriunda do município de Madre de Deus, faleceu na segunda-feira, 2, e apresentava os sintomas característicos da enfermidade. A confirmação da causa mortis por dengue hemorrágica, no entanto, ainda depende do resultado do exame sorológico, que está sendo realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
A diretora médica do HCM, Ana Verônica Mascarenhas, confirmou mais dois casos da forma grave da doença em um bebê de 10 meses de idade, que veio da cidade de Tucano e um adolescente de 15 anos, morador do bairro de Periperi, em Salvador. Ambos se recuperaram e já receberam alta do Hospital.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os seis casos de morte registrados até esta quarta-feira, 4, são de pacientes provenientes de Salvador, Lauro de Freitas, Itamaraju, Itagibá, Santa Cruz de Cabrália e Tucano. Quanto aos casos de dengue clássico (comum), só este ano 28.404 pessoas foram infectadas em todo o Estado - 1.713 só em Salvador - de acordo com o último boletim divulgado pela Sesab. A contagem ocorreu até a terceira semana de maio.
Por conta das suspeitas da ocorrência de dengue, o Lacen, atualmente, tem cerca de 4.400 amostras de sangue recolhidas de pessoas de todo o Estado para serem analisadas. O exame leva no mínimo uma semana para apresentar resultado.
Em relação às ações de combate à doença, o governo estadual se responsabiliza por campanhas educativas de prevenção aos criadouros do mosquito transmissor (Aedes Aegypti), de acordo a assessoria de comunicação da Sesab. As ações de combate à dengue devem ficar a cargo das secretarias de saúde de cada município.
SERVIÇO:
Fique atento aos sintomas da dengue, que geralmente se manifestam a partir do 3º dia depois que a pessoa foi picada pelo mosquito:
Dengue Clássica
- Febre alta com início súbito
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
- Perda do paladar e apetite
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
- Náuseas e vômitos
- Tonturas
- Extremo cansaço
- Moleza e dor no corpo
- Muitas dores nos ossos e articulações
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum, mas com a diferença de que, quando acaba a febre,começam a surgir os sinais de alerta:
- Dores abdominais fortes e contínuas
- Vômitos persistentes
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- Manchas vermelhas na pele.
- Sonolência, agitação e confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Pulso rápido e fraco
- Dificuldade respiratória
- Perda de consciência
Fonte: Ministério da Saúde
Em caso de suspeita de dengue hemorrágica, entrar em contato com a equipe médica do Hospital Couto Maia pelo telefone: 3316-3084.