Mesmo atacado pelo padre José Pinto, pároco da Lapinha, prefeito João Henrique prestigia a Festa de Reis
Sylvia Verônica e Fabiana Massoquette
Depois da polêmica causada pela falta de recursos municipais para a festa dos Reis Magos da Igreja da Lapinha, o desfile dos ternos contou com a presença de um grande público e do prefeito João Henrique.
O encontro do prefeito com o padre José Pinto, pároco local, ocorreu depois de uma semana tumultuada, em que o padre reuniu representantes do clero e da comunidade paroquial e concovou a imprensa para declarar que foi insultado por um membro do cerimonial do prefeito.
A reclamação da falta de recursos e apoio da prefeitura surtiu efeito. Na quarta-feira, a Emtursa, junto com a Fundação Gregório de Mattos e o padre José Pinto, além de integrantes da Comissão Central do Conselho Paroquial da Lapinha, fecharam um acordo para a preservação da tradição religiosa.
Graças ao apoio dado pelas instituições, a segurança, iluminação, tablado e som foram disponibilizados. Em dinheiro, a Emtursa colaborou com R$ 7 mil para os Ternos de Reis. A Bahiatursa doou R$ 15 mil.
CELEBRAÇÃO Ontem, depois da missa campal com música e dançarinos, padre Pinto, numa fantasia amarela com pisca-piscas, turbante amarelo e prata, além de muita maquiagem , saudou os Reis Magos, o orixá Oxum, voltou a reclamar do atraso na ajuda da prefeitura, mas agradaceu ao prefeito.
Quando João Henrique e o padre descerraram a placa do monumento aos Santos Reis, a peça metálica caiu junto com o pano que a cobria. Enquanto paroquianos tentavam recolocá-la, João Henrique usava colírio para livrar-se do incômodo causado pela poeira que caiu nos olhos durante o incidente.
Depois da cerimônia, a comemoração ganhou as ruas do bairro, com a apresentação de 11 ternos, até a madrugada. Os integrantes do desfile usavam roupas coloridas e estampadas, portavam estandartes e foram acompanhados por bandinhas.
O evento encena a visita dos três Reis Magos, que, guiados por uma estrela, chegaram a Belém, onde encontram o Jesus e o presentearam
A Igreja de São Jorge, no bairro do Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa, realiza hoje, a partir das 9 horas, a festa de encerramento dos Ternos de Reis com missa e desfiles.
Serviço
Programação da Festa de Reis na Lapinha
Missa às 7h30
Encerramento: 19h30