O folião irá perder uma das principais atrações do Carnaval de Salvador. O Expresso 2222 não desfilará na festa do próximo ano. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 24, depois que Flora Gil, a produtora do Expresso, conversou com seu marido, Gilberto Gil, e a enteada Preta Gil.
No início da manhã, a produtora havia anunciado que a decisão sobre o desfile do Expresso seria comunicada na próxima semana .
Há três anos Flora anunciava sua vontade de reduzir o ritmo de trabalho durante a folia de Momo. No entanto, a pressão familiar e dos amigos sempre pesava na hora de manter o trio independente e o camarote.
Decidida a se dedicar mais a família, Flora cancelou a participação do trio independente que desfila quatro dias sem cordas na Barra. E planeja que 2009 seja o último ano do badalado Camarote Expresso 2222.
“Salvador deixou de ser uma cidade de lazer. Chego a trabalhar 16 horas seguidas e a produção do Expresso não me deixa fazer coisas simples, como tomar sorvete na Ribeira ou ir à praia”, pontua Flora.
Aos 49 anos, a mulher do ex-ministro da Cultura se diz sobrecarregada. Além de cuidar de uma editora musical no Rio de Janeiro, administra casas de shows e tem de ser presente na educação dos filhos e netos. “Me sinto cheia. É muita coisa para uma mulher apenas”, assinala.
FAMÍLIA – Flora garante que o marido aceitou bem a idéia de suspender o trio. Arrasada mesmo ficou Preta Gil ao saber da decisão. “Mas depois ela entendeu e disse que, em respeito a mim, entendia a situação”.
Irritada com os boatos de que estaria com dificuldade para conseguir patrocínio para o Carnaval 2009, Flora garante que desde agosto todas as cotas estavam fechadas com empresas como Bradesco e Coca-cola.
Todos os anos, a produtora arrecada de R$ 3 a R$ 4 milhões com patrocinadores. “Temos marcas fiéis que estão conosco desde o início do expresso”, pontua.
Com ou sem patrocínio, o fato é que Flora resolveu encerrar uma das melhores opções para o folião que gostava de seguir o Expresso e não precisava se incomodar com as espaçosas cordas dos blocos.
Entre os nomes de peso que passaram pelo Expresso 2222 estão Lulu Santos, Jorge Ben Jor e Margareth Menezes. Isso sem contar o camarote e sua figuras famosas. Uma das presenças históricas foi a do vocalista da banda U2, Bono Vox, em 2006.
Para o presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa), Misael Tavares, a retirada do Expresso será uma perda para o folia. “Além de ser tradição ver o Expresso na avenida, Gil consegue internacionalizar o Carnaval de Salvador”, diz.
No Carnaval deste ano a prefeitura colocou 23 trios independentes na festa. Nessa relação não estão os independentes com patrocinadores, como o Expresso e o de Daniela Mercury. Com a saída do clã da família Gil, o presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa, garante que irá substituir por algo atrativo. “A fila está grande. Se o Expresso não sair vamos colocou algo bom para o folião”, completa.
E depois do Carnaval 2009, quando encerrar também a trajetória do camarote, Flora Gil garante que irá apenas curtir a festa, sem compromisso. “Eu sou o carro-chefe da produção. Sou eu que faço o Expresso acontecer. E agora quero apresentar o Carnaval aos meus netos”, completa.