A dona de uma loja no bairro da Pituba, em Salvador, foi denunciada nesta quinta-feira, 5, pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF), por crime de contrabando. Ela não teria pago os tributos da importação das mercadorias que vendia na loja Beslu, da qual é proprietária.
O inquérito da Polícia Federal (PF) constatou que o estabelecimento tinha a fachada totalmente envidraçada, recoberta por papelão e a porta constantemente trancada. A comerciante colocava as confecções compradas em São Paulo expostas, enquanto os produtos importados, como maquiagens, perfumes, óculos, calçados e bolsas, todos de grandes marcas estrangeiras, eram guardados em malas num andar superior da loja.
Em um mandado de busca e apreensão executado em setembro de 2009, a PF chegou a prender a empresária e apreendeu no local mais de 132,8 mil reais em produtos importados dos Estados Unidos, por meio aéreo.
O procurador da República, André Luiz Batista Neves, autor da denúncia, requereu a condenação da comerciante por contrabando ou descaminho. Se condenada, ela pode receber uma pena de reclusão de um a quatro anos, podendo dobrar, já que foi praticado por meio de transporte aéreo.