Caixa dois
Absolveram mais dois deputados envolvidos nos esquemas de caixa dois que vigoram em todas as eleições há muito tempo. Difícil é encontrar quem não foi beneficiado. Os dois cassados serviram de boi de piranha, e a boiada está atravessando o rio tranqüilamente. A lista com os nomes dos beneficiados com o caixa dois de Furnas ainda não foi divulgada oficialmente, apesar de estar circulando pela internet. Quando se tornar pública, teremos a certeza de que são todos farinha do mesmo saco. O povo precisa se conscientizar e saber da sua força, que, votando nulo nas próximas eleições, nenhum deles poderá retornar a Brasília.
Hélio Ferraro
Salvador BA
Liberdade já
Estão julgando um crime contra um prefeito. É apenas um homem. Estão julgando crimes do mensalão. É apenas um partido. Mas o crime contra Elba Ramalho é contra a liberdade de expressão. O crime contra o São Francisco é contra a humanidade, pois esta depende do futuro da água para a sua sobrevivência. Será que vamos ter que gritar por liberdade já?
Antonio Claudio da Silva Vianna
Frente de Sobradinho BA
Bandeira nacional
Além do escândalo do mensalão, que desmascarou honrados corruptos, parece que as nossas instituições fiscalizadoras entraram num estado de inércia profunda, excetuando-se algumas delas, a exemplo do Ministério Público. Havia um órgão do Exército, se não me engano, que não permitia o uso indevido da Bandeira Brasileira, mas hoje é comum se ver nas praias, servindo de toalha de banho, agasalho de animais, alterada nas suas configurações e exposta à venda junto a outras mercadorias, sem nenhum critério ou respeito por aquela que é, para o povo brasileiro, um dos maiores símbolos da nacionalidade. Gostaria de ver esta responsabilidade cobrada, pois a prisão de Maluf e o fim do nepotismo acendem uma luz no fim do túnel.
Reginaldo Cavalcante Silva
Salvador BA
Erros na Via Náutica
Apesar de insistentes avisos, eis que surge a Via Náutica, cheia de erros de projeto. A intenção é desafogar a Av. San Martin e, ao mesmo tempo, retirar o tráfego pesado do corredor Bonocô-Vale de Nazaré; a única possibilidade restante é transferir este tráfego para o trajeto BR-324-Bom Juá-Barros Reis-Heitor Dias-Glauber Rocha-Via Náutica. Esqueceram-se, porém, de que este corredor já está mais do que saturado, as vias são estreitas, com muitos semáforos e pontos de ônibus sem baias de recuo, além de haver no epicentro um problema gigante chamado Rótula do Abacaxi. Se hoje já está difícil, imaginem com o tráfego de caminhões grandes, lentos e pesados. Outra dúvida é se a saída dos caminhões se dará por esta via ou pelo Bonocô. Se for pela Via Náutica, problema à vista na General Argolo e Dois Leões; se for pelo Bonocô, a via serviu para quê?
Eduardo Sampaio
Salvador BA
Forças do mal
A religião é essencial a todo ser humano e representa o que ele tem de mais nobre, que é a sua espiritualidade. Caracterizar o Messias, assim considerado Jesus Cristo, para os cristãos, Maomé, para os muçulmanos, e Buda, para os asiáticos, segundo as respectivas religiões cristã, islâmica e budista, é querer materializar essa espiritualidade, com propósitos mesquinhos de dominação. Que o poder econômico globalizado tenha atingido os seus objetivos econômicos e políticos, sepultando o nacionalismo e dominando os países, não se pode negar. Os políticos e os governantes oportunistas e corruptos estão aí, para demonstrarem. Mas isso não dá direito às forças do mal para ofender o ser humano no que ele tem de essencial que é a sua religião e a sua espiritualidade.
Jairo Rosas dos Santos
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a
Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.