Máximas
Duas máximas brasileiras são: quem faz o mal faz sucesso e quem fala a verdade logo pede desculpas. As provas da primeira são política, justiça, bancos, telemídia, narcotráfico, business da fé, latifúndio, indústrias da seca, da grilagem etc., trânsito, bairro, polícia, associações e, da segunda, Carlinhos Brown no último dia do Carnaval.
Ardaga C. Widor
Salvador BA
Campanha da Fraternidade
Nas edições de 20/2 e 2/3, A TARDE retratou o lançamento em Salvador da Campanha da Fraternidade 2006, voltada para inclusão da pessoa com deficiência. Com o compromisso e o pensamento crítico que o jornal sempre demonstrou sobre a questão, a primeira matéria, sob o título CNBB é criticada ao falar em inclusão, evidenciou algumas contradições existentes entre o discurso e a prática da Igreja Católica. A campanha não é polêmica, como deixam entender alguns trechos. Polêmica é a falta de acessibilidade na maior parte dos espaços da sociedade. A ONG Vida Brasil optou por não associar seu nome à campanha em razão de divergências bem explicitadas em relação ao lema, mas em nenhum momento exigiu sua retirada em publicações da mesma. Acredito ser importante trazer esses complementos por entender a seriedade do assunto. Na segunda matéria, cujo título é Dom Geraldo celebra missa e anuncia chegada da Quaresma, voltou a tocar no assunto da exigência, que nunca foi mencionado pela Organização.
Damien Hazard
Coordenador-geral da Vida Brasil e membro da Cocas
Salvador BA
Contradições em tema
O tema escolhido pela Igreja para a Campanha da Fraternidade 2006 Fraternidade e Pessoas com Deficiência? deixa muitas dúvidas. Quanto ao tema da campanha, nenhuma igreja tem acesso exclusivo (rampas) para os deficientes. É dona de uma fortuna incalculável e, em vez de pulverizar com os pobres, cobra todos os serviços solicitados como: casamento, batismo, documentações etc., porém, não explica o fato de a Igreja Católica estar perdendo muitos fiéis para o reino da Igreja Universal. D. Scherer foi duro com o governo. Chegou a defender a revisão da política econômica, com baixa dos juros e adoção de medidas voltadas à geração de empregos. Ao converter o Brasil num paraíso financeiro, disse o secretário-geral da CNBB, o governo promove a concentração de renda. E no Vaticano?
Gilson Santiago da Silva
Salvador BA
Responsabilidade do advogado
Os diversos profissionais liberais são responsáveis por seus atos, recebendo punição por seus erros. Por que os advogados liberam criminosos através de habeas corpus, devolvendo os mesmos ao convívio da sociedade, onde voltam a praticar crimes contra a população, e seus patronos não são responsabilizados? Necessário seria uma punição, o que iria concorrer para a redução da ação de bandidos reincidentes.
Carlos Baptista de Souza
Salvador BA
Irmã Dulce
Há 14 anos entregastes tua alma ao Pai. Na terra, fostes o amparo dos pobres e ajuda dos desvalidos; agora, no céu, desfrutas do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes. Por isso, suplicante te pedimos para estender esta caridade aos nossos governantes, iluminando-os para que eles venham abandonar essa nefasta política, recheada de retórica demagógica, que só tem levado o povo ao sofrimento, principalmente as criancinhas e os idosos, sem esquecermos os irmãos que batem à tua porta (Osid), em busca de saúde. A messe é grande e poucos os operários. Que as pessoas de corações bondosos possam ajudar na continuidade das obras que deixastes. Que os políticos também se sensibilizem para este ato de caridade e de fé cristã. Que no recôndito do teu tabernáculo, Vós estejas sempre inclinando teus ouvidos para escutar nossas preces e súplicas.
Valter Querino
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.