Turismo complicado
Somos cariocas e adoramos as belezas naturais da Bahia, onde viemos passar as férias. Entretanto, há muitos problemas. Na Praia do Forte, as pousadas cobram preços de hotéis cinco estrelas sem oferecer nada a seus hóspedes. Boipeba é uma ilha linda, mas descaracterizada por construções sem nenhuma ordem. Em cinco anos o que será desta ilha? Para se chegar à este paraiso, leva-se horas à espera de uma embarcação. Na estrada em direção à Cayru, buracos e mais buracos. Quanto à lancha para Boipeba, o preço é pré-estabelecido (R$ 50,00). É pagar ou voltar! Uma noite sem ar condicionado, pois faltou luz. O recepcionista informa que é comum. Na volta, resolvemos ir a Maragojipinho. Onde havia uma estrada, há dois anos, hoje existe um caminho de terra. Podemos recomendar a nossos amigos que venham à Bahia? E há os que reclamam que brasileiros preferem o exterior, quando aqui existem tantas maravilhas!
Vicente Sérgio Mannarino
Rio de Janeiro - RJ
Desordem dos camelôs
O prefeito adota um posicionamento no mínimo curioso com relação aos ambulantes. Permite que se instalem em qualquer lugar. A cidade está infestada por ambulantes que não tomam conhecimento da Sesp. O centro da cidade, na rua Coqueiro da Piedade, principal entrada e saída da Estação da Lapa, é uma feira livre onde se vende de tudo no meio da rua ,na frente de lojas, com tabuleiros, caixotes, carros de mão, num ambiente desorganizado e sujo. A Prefeitura parece não compreender que a desordem compromete uma administração, envergonha seus habitantes e é um péssimo cartão de visitas para os milhares de turistas que nos visitam. Será que disciplinar e ordenar o comércio ambulante em Salvador é tão difícil?
Rogério Câncio
Salvador - BA
Descontrole no INSS
O problema das filas da Previdência só resolve com controle e fiscalização na área de pessoal. Na maioria dos postos, muitos servidores faltam ao serviço, saem no meio do expediente para resolver problemas particulares e muitas vezes não retornam, enforcam as sextas-feiras, faltam as segundas, etc... Recentemente, em um um posto, com problemas de atendimento, com 40 funcionários, havia 12 em férias, ou seja 30% do quadro. Se houvesse controle, o máximo seria quatro servidores em férias. A televisão mostrou, dias atrás, vários postos com muitos guichês vazios. Enquanto não se dá um basta nisso, o povo morre nas filas!
Hélio Ferraro
Salvador - BA
Exemplo do Chile
As mulheres brasileiras devem seguir o exemplo do Chile e eleger uma mulher para conduzir os destinos do País. Só para uma reflexão: a primeira presidente mulher na história do Chile já deu sinal de sua gestão e de respeito: nomeou o seu ministério com 50% de homens e 50% de mulheres. No Brasil, de 26 ministérios, apenas duas mulheres compõem o staff, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Quando as mulheres brasileiras irão se organizar politicamente?
Alderico Sena
Salvador - BA
Quatro sabiam
O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio afirmou que fará referência ao presidente Lula da Silva no relatório final, em meados de março. Para Serraglio, o presidente sabia da existência do mensalão e esteve muito próximo da negligência em relação ao caso, na medida em que, ao que tudo indica, o esquema teria sido comandado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, seu amigo confidente, militante petista e subordinado. Que o presidente Lula soube, todos nós sabemos. Eu não tenho porque omitir isso. É um fato, afirmou o relator. Quanto a Dirceu, Serraglio disse que o contexto geral de dados dá a entender que seria ele o responsável pela cooptação de parlamentares e pela nomeação para cargos segundo critérios políticos. Em resumo, só quatro sabiam das ações de corrupção, falcatrua e maracutaia dos inescrupulosos políticos de sempre: todo o povo brasileiro, Lula da Silva, Zé Dirceu e, agora, Osmar Serraglio. Haja paciência.
Humberto Brito.
Salvador-BA.
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.