Hora de cobrar
Cadê a Receita Federal e o fisco municipal para fiscalizar a fortuna que os blocos e camarotes arrecadaram no Carnaval de Salvador? Esses blocos, trios e camarotes estão ganhando uma fortuna na Bahia e em outros Estados utilizando espaços públicos, mas não pagam os impostos e os tributos federais e municipais em dia, além de cobrarem uma fortuna aos foliões bobos e desinformados que desejam e podem sair nos blocos e camarotes. Agora é o momento e a hora certos de a Receita Federal pegar essa turma que não faz nada de graça para o povo, mas vive ganhando fortunas em cima das áreas públicas e sonega uma fortuna aos fiscos municipal, estadual e federal. A Receita e o fisco municipal já possuem a lista com os nomes de todos eles, inclusive os maiores e mais famosos, além de políticos e empresários envolvidos. A Justiça tem que ser para todos.
Carlos Alberto Matos Filho
Salvador BA
Ilegal e imoral
A sociedade brasileira parabeniza o Conselho Nacional de Justiça CNJ pela iniciativa de suspender a prática do nepotismo no Poder Judiciário, através da Resolução nº 07. Esse exemplo deveria servir para os poderes Legislativo e Executivo, que são verdadeiros cabides de emprego, via Reda Regimento Especial de Direito Administrativo. Os poderes devem fazer cumprir a Constituição e estabelecer concurso público em todos os níveis, para resgatar a moralidade do serviço público brasileiro. Tudo que é ilegal é imoral.
Alderico Sena
Salvador BA
Ética parlamentar
É tema para ser discutido e repensado. Quiçá um termo que foi criado propositalmente para que os parlamentares deixassem de cumprir a verdadeira ética. Afinal, por definição, ética é a aplicação de conceitos que se referem ao respeito à conduta do próximo, levando em conta a visão do bem e do mal. O fato de parlamentares encobrirem falcatruas e roubalheiras se constitui um desrespeito aos eleitores, que depositaram votos de confiança na esperança de verem problemas solucionados. Denunciar deslizes que venham a prejudicar a população e o crescimento do País seria um dever de toda a população, não apenas dos parlamentares. Vamos tentar transformar o nosso Brasil em um país de honestidade e ética, pois só assim poderemos vislumbrar o nosso verdadeiro crescimento.
José Carlos Bahiana Machado Filho
Salvador BA
Relógio parado
Gostaria de chamar a atenção das autoridades ligadas à preservação do patrimônio cultural do Estado para a situação do relógio do Solar Boa Vista, exemplar raro que tem 138 anos e foi fabricado por encomenda do pai do poeta Castro Alves à Collin Sudce Wagner Horloger-Mega Nigien, em Montmare, Paris. Como especialista em mecânica de relógios antigos, vejo com tristeza esse aparelho, que impressiona pela sua construção, tamanho e precisão, ir se acabando lentamente, deixando sem trocadilho parada no tempo a história de sua época. Oxalá alguém tome providência e esse belo relógio volte a funcionar, a exemplo dos relógios de São Pedro, da Associação Comercial, Desterro e da Secretaria da Segurança Pública, na Piedade.
Gerônimo Ferreira Santos
Salvador BA
Sefaz esclarece
Com relação à carta do leitor Alberto Santos sobre a não emissão de notas fiscais em Porto Seguro, a Secretaria da Fazenda esclarece que a cidade integra a Inspetoria Fazendária de Eunápolis e, nos últimos cinco anos, a arrecadação do município teve um crescimento nominal de 255,88%, o que demonstra a firme atuação da equipe de fiscalização. De qualquer maneira, uma equipe do grupo de apoio já foi deslocada para a cidade, com o objetivo de intensificar a fiscalização em todos os estabelecimentos comerciais de Porto Seguro, exigindo a emissão da nota fiscal de venda ao consumidor. Qualquer denúncia sobre a não emissão de nota fiscal ou sobre o uso de máquina calculadora no lugar da máquina registradora pode ser feita pelo call center da Sefaz: 0800-710071.
Assessoria de Imprensa/Sefaz
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a
Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.