Quem não comete enganos?
Querem crucificar o insigne padre Pinto. Não creio que ele mereça tanta publicidade negativa. Reconheço que, querendo agradar à comunidade negra, bem como aos indígenas, tenha exagerado. Todavia, o que vi na Festa da Lapinha de 2006, graças ao seu trabalho pastoral e capacidade administrativa, foi uma excelente festa dos Santos Reis. Quem não comete enganos pretendendo fazer o melhor? Tenho certeza que, quando ele se encontrar com o chefe maior da Igreja em Salvador, o arcebispo D. Geraldo Majella, tudo será explicado e, com a maior brevidade, ele voltará à nossa querida Paróquia da Lapinha, é o que a maioria dos freqüentadores deseja.
Francisco de Paula Souza de Assis
Salvador - BA
Verbas dos buracos
Há muito tempo que viajo pelas BRs 101 e 116, que, há muitos anos, estão em péssimas condições de tráfego. Eis que, de repente, como por encanto, o governo descobre que as estradas estão intransitáveis e libera R$ 400 milhões para a recuperação, sem licitação para a operação tapa-buracos. Justamente em ano eleitoral, quando se precisa de verbas para as campanhas dos candidatos e com o valerioduto seco, tem que se cavar as verbas de alguns buracos.
Sérgio Roberto Cerqueira Santos
Salvador - BA
Função de delegado
Não se pode negar, por mais má vontade que se tenha, que a função de delegado de polícia está intimamente relacionada com as de promotor e juiz de direito. Um investiga, o outro denuncia e o último julga. Todos três têm que ter curso de direito. O concurso que fazem tem as mesmas matérias. Não sei se, na greve, pleiteavam essa equivalência, mas se o fizeram, não erraram. Apesar do jus esperniendi dos militares e dos peritos, por quem tenho o maior apreço, a função deles nada tem a ver com a do delegado. Justiça seja feita. Aliás, não sei porque também o procurador e o defensor (cargo recente) estão na frente do delegado, um dos cargos mais antigos do governo.
Plínio Castelucci
Salvador - BA
Só a força da oração
Mais certeza tenho de que só a força da oração nos livrará do abismo onde já colocamos um pé. Terrível engano pensar que o Brasil, após a aventura dos Dirceus (errei no voto cinco vezes), só pelas armas teria solução. Brasil sem rumo na paz, imagine na guerra! Esquerda que se mistura com a direita mais trágica e reacionária para cortar direitos trabalhistas, mas trépida no alardeado combate ao antro dos bingos, fatalmente cairá no transe do velório eleitoral. E os Berzoinis, indiferentes ao calvário das filas e à aflição dos idosos e doentes, os submetem à sádica via-crúcis das perícias adiadas, e salários suspensos. E têm o seu símbolo escalado para comando partidário! Assalariado com retenção de I.R. na fonte, para restituição posterior. Empréstimo compulsório?
Jair Cotrim Rizério
Salvador - BA
Recolhimento do IPVA
Com relação à carta de leitor sobre pagamento do IPVA no Bradesco, a Secretaria da Fazenda esclarece que, até o ano passado, por força de cláusula do contrato de privatização, o Bradesco detinha o direito exclusivo de recolhimento do IPVA. Com a renovação do contrato, não há mais esta exclusividade. A Secretaria da Fazenda já vem mantendo contato com outros bancos e deverá estender o recolhimento do IPVA para o maior número possível de instituições financeiras a partir do segundo semestre deste ano.
Assessoria de Imprensa Sefaz
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a
Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail espacodoleitor@atarde.com.br Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.