Em celebração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma série de atividades são promovidas em Salvador entre os dias 9 e 12. É o caso do atendimento à população que está sendo promovido, até sexta-feira, no shopping Iguatemi.
Em um balcão montado pelo Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), haverá distribuição de material educativo e prestação de informações. Nesta quarta-feira, data exata do aniversário de um dos mais importantes documentos do mundo, um encontro é realizado, das 9h às 12h, no Teatro Molière, na Aliança Francesa (Barra).
Promovido pela SJCDH, o evento contará com apresentaçãoda da peça teatral “O cidadão de papel”, do autor Sérgio Roveri, baseado no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein, além de lançamento de editais de cultura e cartilhas de direitos ambientais e formação de professores da rede pública.
Na ocasião, serão anunciados o lançamento do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e a inauguração do NUDH de atendimento à pessoa idosa, que funcionará na Casa do Aposentado, na Mouraria. Em Ilhéus, sul do Estado, também nesta quarta, o NUDH prestará atendimento jurídico à população na praça, localizada no centro da cidade.
Ainda como parte da programação pela data, foi lançada nesta terça-feira a cartilha "Reconstruindo o caminho para a cidadania", um produto informativo produzido pela Defensoria Pública da Bahia com apoio da SJCDH que contém os direitos e os deveres dos presos.
O lançamento se deu na sede da Colônia Lafayete Coutinho (Castelo Branco), onde os primeiros detentos tiveram acesso ao documento, que será distribuído a todos os oito mil internos do sistema prisional baiano. Ao todo, são 10 mil exemplares em material colorido e ilustrado com explicações sobre os benefícios legais dos detentos em regimes diversos.
Em outra frente, é também realizado nesta quarta-feira, aproveitando os 60 anos da Declaração, o 12º Seminário sobre Acessibilidade e Cidadania de Salvador, que este ano traz como tema central Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência. O evento acontece das 8h30 às 18h no Hotel Tropical da Bahia (Campo Grande) e terá apresentação do Coral Cantarte, durante o dia.
A realização é da Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador (COCAS). Serão debatidos, na ocasião, o conteúdo e a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; a atuação da Defensoria Pública no que se refere ao atendimento às pessoas com deficiência e o passe livre municipal; a Política Nacional de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e as políticas de transporte municipal; e a criação do Fórum Estadual de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência.
As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas por fax, e-mail ou telefone. Mais informações sobre o seminário podem ser conseguidas com a secretaria do evento. Wilson Cruz e Adilma Santana podem ser contactados pelo telefones (71) 3321-4808 ou e-mail seminario.acessibilidade08@gmail.com. Quem quiser entrar em contato com a SJCDH, pode telefonar para (71) 3115-4134.