>> Presenciou a manobra do ferryboat Pinheiro? Mande relatos, fotos e vídeos!
Um problema no compressor de ar do ferryboat Pinheiro causou um susto nos passageiros que seguiam, na manhã desta sexta-feira, 15, de Salvador com destino ao Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Por conta do defeito no equipamento, o comandante da embarcação precisou arremeter e atracar na Praia dos Búzios, ao lado do terminal, para evitar uma colisão. Alguns passageiros
chegaram a desembarcar em pequenas embarcações oferecidas como suporte de emergência por pescadores da região.
Segundo a presidente da Associação dos Comerciários de Vera Cruz, Lenice Ferreira, um passageiro informou que estava na fila para embarcar em Bom Despacho quando viu a manobra da embarcação. Ele disse que o ferry não conseguiu atracar, o comandante o jogou para o banco de areia na Praia dos Búzios e algumas pessoas desceram com escadas, afirmou.
De acordo com a TWB, o ferryboat Pinheiro é um dos mais antigos da frota, em operação desde 1974, com capacidade para 800 passageiros e 50 veículos. Este e outros navios com equipamentos de aproximadamente 30 anos demandam reparos constantes e oferecem pouca confiabilidade para a travessia, declarou a concessionária, em nota oficial divulgada à imprensa.
Para o presidente da União dos Usuários do Sistema Ferryboat (Usaferry), Mário Oliveira, um acidente maior não foi provocado por conta da maré baixa, o que fez com que a embarcação parasse no banco de areia. "Caso contrário, poderia ter acontecido uma tragédia, já que o ferry parou a poucos metros de casas e estabelecimentos comerciais", disse.
Ainda segundo a TWB, o problema pode ter provocado aumento na velocidade da embarcação, que partiu de Salvador às 8h com 370 passageiros, 34 veículos e cinco caminhões a bordo. Por volta das 10h, com a chegada de outro ferryboat enviado para o local, os passageiros foram retirados da embarcação Pinheiro com o auxílio de barcos. Com a atracação no terminal, os veículos também desembarcaram, cerca de 40 minutos depois.
A TWB informou também que já apresentou ao Estado uma proposta de requalificação das embarcações Pinheiro e Rio Paraguaçu, semelhante ao procedimento feito com os navios Maria Bethânia e Juracy Magalhães, que foram remodelados e tiveram os motores trocados.