Representantes do governo do estado e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) assinaram na manhã desta quarta-feira, 26, um termo de cooperação para a criação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía de Todos os Santos. Estavam presentes na cerimônia, realizada no Museu de Arte Sacra, o governador Jaques Wagner, o secretário do Meio Ambiente Juliano Matos e o reitor da UFBA, Naomar Almeida.
O plano prevê a análise da Baía de Todos os Santos para identificar as atividades que podem ou não ser realizadas na região. "Temos um potencial incrível e o plano de manejo vai nos dar suporte para o desenvolvimento sustentável da região", disse Wagner em seu discurso.
O projeto terá investimento previsto de R$1,8 milhão e será realizado em duas etapas. No primeiro momento, uma equipe interdisciplinar de estudos será formada com a participação de seis institutos da UFBA. Para o reitor da universidade, o plano poderá ser concluído em um prazo médio de dois anos. Naomar afirmou que a UFBA vem realizando estudos sobre a Baía de Todos os Santos há mais de 30 anos e que por isso, as pesquisas já estão adiantadas.
*Com redação de Danielle Villela, do A TARDE On Line.