O Grupo
A TARDE lançou um novo portal e mudou o conceito de produção de notícias na internet: o foco será cobertura em tempo real. A idéia é antecipar os fatos e aprofundá-los. É o primeiro projeto de um jornal digital lançado na Bahia. Os canais do grupo [rádio e impresso] também serão reorganizados e passarão a ter mais destaque na home page. O novo portal faz parte do projeto de reformulação editorial e gráfica por que passam as mídias da empresa.
Nove canais terão atualização continua ao longo do dia. A um clique do mouse, o usuário terá informações completas sobre
Salvador e Bahia,
Nacional,
Economia,
Entretenimento,
Esportes,
Mundo e
Política. Se preferir, pode receber novidades por newsletter ou por RSS, sistema que avisa toda a vez que uma notícia nova for publicada. Ao usar o RSS, não será preciso visitar todos os seus sites favoritos para saber o que há de novo.
Os usuários querem informações atualizadas, entretenimento e serviços. A mudança possibilitará maior dinamismo na atualização das notícias e aprofundamento dos assuntos. O objetivo é criar produtos e conteúdos a partir de pesquisas com grupos de internautas (assinantes ou não assinantes). Queremos priorizar a produção online com conteúdo multimidia, diz Fernando Severino, coordenador geral do A Tarde On Line.
O A Tarde On Line publicará notícias produzidas com material de agências de notícias como Agência Estado, Reuters, France Presse e EFE, além de reportagens e entrevistas produzidas por uma equipe de jornalistas constituída especialmente para desenvolver jornalismo digital. Também haverá a colaboração de jornalistas do A TARDE, incluindo as sucursais, e da rádio.
A reformulação é um processo contínuo. Esta fase passa por três pontos: reorganização do conteúdo, integração com o grupo e qualidade da informação. Os conteúdos produzidos pela redação online, pelo impresso e pela rádio estarão disponíveis no portal, resultado do novo conceito do grupo, o sistema integrado de informação, explica Ana Carolina Casais, coordenadora de projetos web.
Grátis x pago - Com a mudança, a área de jornalismo digital passa a ser gratuita e o conteúdo exclusivo será pago a partir de junho. Entre 23 de abril e 31 de maio, o usuário poderá acessar gratuitamente a versão integral do A TARDE na rede e navegar em anúncios multimídia por meio da FlipSuite, da empresa IdeaValey. Após este período, o acesso será restrito a assinantes.
O portal também terá novos formatos de anúncios para não atrapalhar a leitura, e a versão digital ao A TARDE irá compor os mesmos anúncios da versão impressa, que serão incrementados com a media rica, os chamados Ad Media Rich.
Um novo sistema de publicação, voltado ao jornalismo de terceira geração [multimídia], permitirá explorar recursos de áudio, vídeo e slide shows no portal. Galerias de imagens, entrevistas em áudio, traillers de filmes e um guia cultural terão maior destaque na primeira página. A plataforma será integrada ao programa de paginação do impresso, o que facilitará a comunicação entre as redações.
Muda o padrão de identidade visual do portal, com cores leves, diagramação que valoriza as áreas e navegação funcional. A nova marca do A Tarde On Line seguiu o design original do grupo. A barra de rolagens diminuiu para facilitar a leitura e a busca de informações no portal. O planejamento levou em conta o conceito de usabilidade, tendo como foco uma interação maior com o usuário, que terá mais participação na produção do conteúdo.
O usuário ganhará ainda uma nova coluna do lado direito do portal com o Shopping A Tarde, parceria do portal com o site Bondfaro. Ao fazer a busca por um produto surgirão diversas lojas de e-commerce, e o consumidor poderá escolher onde comprar.
O projeto está ancorado nas características da internet: conteúdo dinâmico, atualização constante, memória, interatividade, hipertextualidade, multimidialidade e descentralização da produção. O usuário só tem a ganhar com a reformulação, pois a idéia é que a função dele seja a de ler, enviar e-mail à redação e colaborar com o portal com imagens, áudio, vídeo e textos. Pretendemos montar uma base de dados dos colaboradores, conta a editora Luciana Moherdaui.
Inclusão social - Outra novidade é que os deficientes visuais poderão acessar as notícias do portal, o projeto foi desenvolvido sob as normas de acessibilidade sugeridas pela
W3C.
O sistema funciona por meio de um programa sintetizador de voz que permite ao deficiente visual utilizar o computador. O usuário instala o software e pode acessar páginas da rede via comando de voz. Um dos programas disponíveis é o DOSVOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A idéia da inclusão digital surgiu a partir de pesquisa no Instituto dos Cegos para saber as dificuldades que os cegos têm para ler na internet, explica Ana Carolina Casais.
O A Tarde On Line representa o futuro do Grupo A Tarde, à medida que a exposição de todas as informações serão identificadas em um novo canal o online -, que irá oferecer interatividade total aos receptores de informação, explica Sylvio Simões, diretor executivo do grupo.
O portal foi ao ar em julho de 97 e o provedor foi lançado em abril de 98. Essa é a terceira reformulação do A Tarde On Line. Em Salvador, mais de 75 mil pessoas acessam diariamente o portal. Desse total, 56% são homens e 44% mulheres. Oitenta e quatro porcento dos usuários têm idade entre 20 e 49 anos, segundo dados da Ipsos Marplan.