Como parte de uma ofensiva contra o abate clandestino na Bahia o Ministério Público Estadual realiza nessa quarta-feira, 6, o seminário Carne: Consumo, Saúde e Meio Ambiente.
A abertura do seminário que será realizado na Câmara de Vereadores, está prevista para às 14 horas, com palestra do promotor de Justiça Áureo Teixeira de Castro, que deve enfocar a necessidade de se intensificar o combate à carne clandestina.
A proposta do evento, segundo a organização, é promover a conscientização da população quanto a necessidade de redução dos prejuízos causados à saúde e ao meio ambiente pelo consumo de carne, leite e derivados de má qualidade.
Castro destaca que sua explanação vai reforçar a tese de que a falta de inspeção dos produtos de origem animal fornecidos por matadouros, usinas, apiários e abatedouros que operam irregularmente ocasiona sérios danos à saúde.
Em seguida o médico veterinário Antônio Carlos da Matta Souza, chefe da seção de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, faz palestra sobre Normas Regulamentadoras.
A especialista em fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Solange de Oliveira Veras, também confirmou presença. Ela deve destacar em palestra Os Perigos do Consumo de Produtos de Origem Clandestina e a Modernização do Abate.