A polícia acredita que a briga por pontos de tráfico de drogas no bairro de São Cristóvão tenha causado a morte de duas pessoas na madrugada desta sexta-feira, 24. Márcio de Matos Souza, 28, e Valdeir Souza de Oliveira, 16, foram assassinados na rua União Paraíso, que faz a ligação entre as invasões Iolanda Pires e Planeta dos Macacos. O primeiro a ser morto foi Valdeir, por volta das 2 horas da madrugada, quando estava próximo de casa e acabou surpreendido por homens armados. Apesar da pouca idade, a vítima era investigada pela polícia por envolvimento no tráfico e chegou a ser apreendido duas vezes com armas de fogo.
Em seguida, homens armados chegaram no mesmo local e mataram Márcio, que cumpria pena por homicídio no Presídio Salvador, mas estava em liberdade depois de ser beneficiado com o indulto do feriado de Tiradentes e não ter voltado ao presídio. Segundo a delegada titular da 12ª DP (Itapuan), Francineide Moura, pouco tempo depois a polícia recebeu denúncia sobre onde estariam os assassinos de Márcio. Com base nessa denúncia foi possível localizar Alberto Oliveira, 23, Evilásio Alves Santos Júnior e Renan Santos Mata, que não tiveram as idades reveladas.
Na casa de Evilásio foram encontradas pedras de crack, cocaína, uma balança de precisão e um caderno com diversos nomes anotados, dentre eles o de Valdeir Souza. A polícia acredita que Valdeir vendia drogas para traficantes da rua União Paraíso. Todos foram autuados em flagrante. A delegada Francineide Moura explica que a União Paraíso e as invasões de Iolanda Pires e Planeta dos Macacos são três regiões em constante guerra entre traficantes que brigam pela hegemonia na venda de drogas no bairro de São Cristóvão. "E cada vez encontramos mais jovens envolvidos nesse tipo de crime", lamenta a delegada.
*Com informações de Helga Cirino, do A TARDE