A Secretaria de Saúde do município de Amargosa (a 248 km de Salvador) confirmou nesta quinta-feira (24) dois casos de meningite meningocócica na cidade, com um óbito. Um dos pacientes, G. S., de 32 anos, morreu horas após dar entrada no Hospital Municipal, na segunda-feira (21). Esta é a 93ª vítima fatal de meningite na Bahia em 2011.
No sábado (19), outro homem - L. C. S., de 32 anos -, já havia sido internado na unidade médica com os mesmos sintomas e transferido para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado de saúde de L. C. S. é estável, sem previsão de alta, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Em nota de esclarecimento, divulgada nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Saúde de Amargosa informou que a Vigilância Municipal Epidemiológica, em parceria com a 29ª Dires, está trabalhando minuciosamente e buscando todas as pessoas que tiveram contatos com os doentes. Elas serão notificadas e receberão o tratamento quimioprofilático, procedimento de interrupção da cadeia de transmissão.
Na nota, o órgão declarou que "o município encontra-se preparado para todo e qualquer atendimento de emergência" e que, apesar dos casos, "o cenário epidemiológico não caracteriza uma situação de surto, não havendo a necessidade de criar preocupação entre a população". No entanto, a Secretaria de Saúde pede que algumas medidas de prevenção e controle sejam adotadas para a diminuição da transmissão (veja no final da matéria).
Para esclarecimento de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica, localizada na Av. Abelardo Veloso, s/n, se coloca a disposição das pessoas. Informações pelo telefone (75) 3634-3918.
Santo Antonio de Jesus - Na madrugada de terça-feira (22), uma mulher morreu com meningite meningocócica em Santo Antônio de Jesus (a 192 km de Salvador). Dor e rigidez na nuca foram alguns dos sintomas apresentados pela paciente, que geraram a suspeita da doença quando deu entrada no hospital. Após a morte de Maria Sandra da Silva Costa, 33 anos, a Sesab confirmou o registro da doença.
| Medidas de prevenção e controle |
- Manter o ambiente sempre ventilado, pois a bactéria que causa Doença Meningocócica não resiste à luz solar e à ventilação natural;
- Evitar compartilhamento de copos, talheres, escovas de dente, ou qualquer objeto que possa entrar em contato com saliva.
- Vacinar as crianças com as vacinas que são disponibilizadas na rede pública: BCG (dose única ao nascer) e que previne a Meningite Tuberculosa, a vacina Tetravalente que protege contra Meningite por Haemophilus influenzae b, difteria tétano e coqueluche;
- Vacinar as crianças menores de 2 anos, com a vacina meningocócica conjugada C que previne a Doença Meningocócica do sorogrupo C e a vacina Pneumocócica 10 valente (conjugada), que previne a Meningite Pneumocócica;
- Toda pessoa com sintomas de meningite deve procurar imediatamente uma unidade de saúde;
- Notificar imediatamente a ocorrência de casos à vigilância epidemiológica municipal (na Secretaria Municipal e Saúde), para que sejam adotadas as medidas emergenciais de controle.