O jogo da Seleção Brasileira contra a França na tarde deste sábado, 1º, alterou a programação comemorativa da Independência da Bahia. A programação no bairro de Pirajá, que começaria às 16h30, no horário da partida, foi antecipada para as 13 horas.
A comemoração em Pirajá tem início com a chegada do fogo simbólico, depois de percorrer o mesmo trajeto das tropas brasileiras de 1823. A chama, que representa a união dos povos que lutaram pela independência, sai do município de Cachoeira nesta sexta-feira, 30. O fogo simbólico passará pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho. No bairro de Pirajá será acesa a Pira.
No dia 2, a programação prevê alvorada de fogos no bairro da Lapinha às 6 horas. A primeira etapa do desfile dos carros da Cabocla e do Caboclo da Lapinha até a Praça Municipal tem início previsto para as 9h30 Antes da saída do cortejo, haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia, Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e execução do Hino Nacional pela Banda da Marinha. Em seguida, autoridades vão colocar flores em frente ao Monumento do General Labatut.
O prefeito João Henrique e demais autoridades irão acompanhar a chegada do Fogo Simbólico depois de ter percorrido as cidades de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, por onde passaram as tropas que lutaram pela Independência da Bahia. Logo depois da chegada do Fogo Simbólico, haverá o acendimento da pira, o hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar e colocação de flores no túmulo do general Labatut pelo prefeito João Henrique. O Te Deum, que estava programado para as 17h30, na Catedral Basílica de Salvador, será antecipado para as 9 horas.