Sylvia Verônica
Um grupo de artistas liderados pela cantora e apresentadora de televisão Luzia Santhana está empenhado em revitalizar o Carnaval dos trios independentes na Praça Castro Alves. Projeto com aval da Lei Rouanet, o Trios do Povo vai levar
mais de 20 artistas para as ruas durante todos os dias da festa e garantirá o encontro de trios na Castro Alves, uma espécie de cerimônia de encerramento do Carnaval que estava bem enfraquecida nos últimos anos, quando foi praticamente transferida para o então novo circuito Barra-Ondina.
Sem cordas, três trios vão desfilar com grandes atrações da música baiana. São algumas delas: Armandinho, Márcia Short, Lui Muritiba, Adão Negro, Diamba, Mosiah, Dionorina, Mirella Bastos, Edu Casanova. No encontro de trios, outros artistas prometem balançar o chão da Praça Castro Alves: Netinho, Gilmelândia, Rapazola e Saulo Fernandes da Banda Eva. Nenhum deles assinou contrato, mas todos prometeram vir. Até Caetano Veloso foi chamado. Vamos confiar na boa vontade deles, disse Luzia Santhana.
Na grade de programação estão previstas atrações no Centro, na Barra e na Castro Alves todos os dias, a partir das 3 horas da tarde e até as 5 da manhã. A ordem dos desfiles, ao que parece, continuará privilegiando os blocos do circuito comercial da festa.
A prefeitura vai colocar 31 trios independentes na rua. A ordem das inserções depende do Conselho de Carnaval. Sobre a reclamação de Sarajane e Gerônimo a respeito de falta de patrocínio, a prefeitura nada pode fazer, a não ser disponibilizar os trios, afirmou o coordenador do Carnaval, Misael Tavares, da Emtursa.
Em 2004, o Trios do Povo levou para as ruas 72 atrações. No ano seguinte, o projeto não foi executado. Para os próximos anos, a idéia é ampliar novamente. A Castro Alves é onde tudo começou. Lembro que era adolescente na década de 70, quando todo mundo ia para a praça fantasiado curtir o Carnaval. Este ano, emissoras de televisão vão transmitir o Carnaval da Castro Alves. Se tem mídia, tem patrocinador, tem artista. Além disso, há projetos para colocar camarotes também, comentou a coordenadora do Trios do Povo, Luzia Santhana.
Entre 1999 e 2003, projeto semelhante, intitulado Sem Abadá, levou artistas para os foliões-pipoca. Dele surgiu o Trios do Povo. Em 2004, os organizadores realizaram um concurso de fantasias num palco armado na praça. Pedi aos foliões que viessem fantasiados e vieram as fantasias mais loucas. Teve desfile e premiação depois da escolha do júri. A Castro Alves já recebeu até dez trios de vez, na época em que os caminhões eram menores. Queremos reviver essa época, aposta Luzia Santhana.
Carnaval regionalizado
Maniçoba Hype
Sylvia Verônica
Samba-de-roda, cordel, música eletrônica, malabaristas. Imagine tudo isso e mais um pouco num trio independente no Carnaval de Salvador. A inovação é o movimento Maniçoba Hype, idealizado pelo produtor, compositor e cantor Roberto Chaves e apadrinhado pelo músico Carlinhos Brown e a socialite Lilibete Monteiro de Carvalho.
Roberto explica que o Maniçoba é um movimento cultural que celebra a liberdade de expressão artística. Maniçoba é o regional, o tradicional. Hype é o moderno. Maniçoba Hype é tudo o que é plural. No meio da rua, para o folião-pipoca, teremos shows de trapezistas e malabaristas, de expressões culturais como Nego Fugido.
Enquanto isso, segue Roberto, em cima do trio, (haverá) um recital de cordel com música eletrônica de fundo. Mais do que qualquer outra iniciativa nesse sentido no Carnaval da Bahia, iremos misturar tudo. Será um espaço sem distinção de cor ou sexo. Será para negros, brancos, gays e heterossexuais, afirma.
O Maniçoba Hype sairá em trio independente no circuito BarraOndina, na segunda de Carnaval, com performances teatrais, malabarismos circenses e fusão de ritmos como rap, música eletrônica, bossa nova, axé e lambada.
Roberto Chaves será o comandante da folia e receberá convidados a exemplo do ator Marcelo Augusttu que fará uma performance misturando cordel e música eletrônica, a cantora da banda de lambada Kaoma, Loalwa Braz, e a transformista Valéria, que cantará em francês.
O projeto nasceu em Paris, em setembro do ano passado, quando Roberto Chaves fez um show na Lavagem da Igreja de La Madalena, também idealizada por ele, que é morador da cidade há cerca de 15 anos.
Por aí...
Errata
Na verdade, Margareth Menezes vai se trajar de Carmem Miranda durante o Carnaval 2006 para celebrar os 100 anos de nascimento de Carmem Miranda, e não rememorar a sua morte, como foi aqui publicado. E só para dar uma prévia de como Maga desfilará no Carnaval, que tal recordar quando ela foi modelo no desfile da Yes, Brazil, durante o Semana Iguatemi de Moda, em setembro de 2005? Está aí a foto, como aperitivo.
E, em tempo: depois de animar o Carnaval de 400 crianças e adolescentes de abrigos de Salvador, ontem, na Estação Ed Dez (Garibaldi), Margareth faz, no Rock in Rio Café Salvador, o último ensaio do bloco Os Mascarados, quando recebe todos os grupos afro que participaram de seu outro projeto, o ensaio itinerante do bloco Afropopbrasileiro.
Musa do Carnaval
Na próxima sexta, a partir das 18h30, será escolhida a Musa do Carnaval de Salvador. O evento é promovido pelo Instituto de Articulação Cultural e Estudos com Cidadania e acontece no cine-teatro do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. Depois da escolha da musa, a Companhia João de Barro e a cantora Liu Barreto fazem shows.
Seu Jorge & João Jorge
Este virou o Carnaval das atrações de fora: dessa vez, quem confirma presença é o cantor e compositor carioca hype Seu Jorge, que desembarca na folia soteropolitana como convidado do bloco afro Olodum. Seu Jorge chega na segunda de Carnaval e, no mesmo dia, tem encontro marcado com o presidente do Olodum, João Jorge, para acertar parceria com a banda ao longo de 2006 que vingará em CD e DVD. No dia seguinte, terça-feira, ele desfila com a agremiação que, este ano, homenageia os 30 anos da independência de Angola.
Haja concurso...
Mais um prêmio para a beleza no Carnaval: na sede do bloco afro Ókánbí, as interessadas em participar do concurso que escolherá a rainha do bloco para o Carnaval 2006, Mulher Átikun Ókánbí, podem fazer suas inscrições. A sede do Ókánbí fica na Rua do Trovador, Engenho Velho de Brotas, em frente ao Teatro Solar Boa Vista.
As três primeiras classificadas receberão troféus e prêmios em dinheiro. As candidatas, além de uma beleza black, devem ter a arte de saber os passos do samba-reggae e outros ritmos afro-baianos.
Tati ensaia
A funkeira carioca e já quase-baiana Tati Quebra Barraco e as bandas Tarrindo de Q, Saravada, O Rodo, Saiddy Bamba, Segredo de Jah e Swing do P convocam a todos para o Ensaio Geral do bloco Tarrindo de Q, que acontece no próximo domingo, a partir das 12h30 no Portal Cultural (antiga Codeba) em Água de Meninos. Como convidados, os grupos A Galera e Pegada de Gueto.
Cancelou I
O Ensaio da Timbalada deste domingo, que seria o último antes de Carnaval, foi cancelado por truncagem de agendas. A banda, que se apresenta no mesmo domingo em Recife, não conseguiu lugar nos vôos de volta para Salvador, todos lotados. O jeito é se conformar e esperar pela véspera de Carnaval, dia 22, às 19 horas, quando os timbaleiros se apresentam na festa O Grito, com participação de Ricardo Chaves, Cláudia Leitte e outros artistas, no Wetn Wild.
Cancelou II
Outro ensaio cancelado é o do bloco e da banda Conexão Tribal, que também aconteceria no domingo, no Forte de Santo Alberto. O evento, que terá a coroação de Juca Lisboa e Luiz Caldas como rainha e rei do bloco, foi remarcado para próxima segunda, 20 horas, no Galpão 01 da Codeba, Comércio, durante o I Desfile de Fantasias & Moda Carnavalescas, promovido pela Fábrica do Carnaval. Entrada franca.
Ara Ketu e Lazzo
A banda Ara Ketu e o grupo Coração Rastafari, encabeçado pelo cantor Lazzo Matumbi, encerram a temporada afro e pré-carnavalesca do projeto Sua Nota é um Show hoje, às 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A troca de notas e cupons fiscais por ingressos acontecerá no mesmo dia do show, às 8 horas, nas bilheterias do Estádio da Fonte Nova. Dez notas ou cupons valem um ingresso e cada pessoa pode trocar até duas entradas.
Daniela ganha troféu
A militância de Daniela Mercury em prol da prevenção e combate à Aids que lhe custou o convite de cantar no Vaticano, para o papa Bento XVI agora vai lhe valer um prêmio. A cantora será homenageada pelo governador do Estado, Paulo Souto, na próxima terça-feira, às 16 horas, em cerimônia no foyer do Teatro Castro Alves.
Ela vai receber o Troféu Artista Voluntário na Luta Contra a Aids, instituído pela Secretaria de Saúde do Estado para destacar os artistas que mais se empenham na conscientização da população baiana sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A coluna Sotaque Baiano sai diariamente neste espaço, até o Carnaval. Correspondência para R. Professor MiltonCayres de Brito, 204 - Caminho das Árvores, Cep 41822-900 ou pelo fax 3340-8712