O juiz José Henrique Guaracy Rebêlo, da 2ª Vara da Justiça Federal, recebeu denúncia oferecida pela Procuradoria da República na Bahia contra o mecânico angolano Baptista Gustavo da Silva, flagrado com cocaína no aeroporto internacional de Salvador.
No dia 6 de agosto, policiais federais desconfiaram do andar estranho do angolano, que embarcaria para Lisboa. A Polícia Federal descobriu, na parte interna do tênis do acusado, um quilo e 246 gramas de cocaína escondida em dois invólucros plásticos.
De acordo com o Sistema Nacional de Trafego Internacional, Silva teve outras quatro passagens pelo país, entre agosto de 2005 e abril deste ano. Apenas a passagem aérea da última viagem, trecho Luanda-Salvador-Luanda, custou 3.380,66 dólares, valor superior à renda per capita de Angola.
Silva, que além de mecânico é vendedor ambulante, alega que vinha ao Brasil para dar continuidade a um tratamento odontológico. Declarando-se inocente, disse à PF que recebeu os tênis de um desconhecido, em via pública, mas não soube explicar por que não notou o peso dos calçados, ou porque aceitou a tarefa de levá-los a Angola.
Silva está custodiado no Presídio Salvador, no bairro de mata Escura. Se for condenado, a pena é de três a 15 anos de prisão aumentada de um a dois terços por constituir crime de tráfico internacional de drogas, além de 50 a 360 dias-multa fixadas pelo juiz, conforme prevê a Lei 6.368/76.