A mortandade de peixes que ocorreu recentemente no Estado será pauta de um debate que acontece no auditório da Divisa (Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto/CAS, próximo ao Iguatemi), nesta sexta-feira, 27. O encontro terá como tema: Evento Inusitado ocorrido na Baía de Todos os Santos, que resultou em mortandade de peixes e mariscos.
O evento terá como palestrantes Jéferson Viana e Carla Pereira, do Centro de Recursos Ambientais (CRA), e como debatedores, Oberdan Campos, do Instituto de Biologia da Ufba, e Maria do Socorro Reis, da ONG Mama. Eles vão debater a ocorrência registrada a partir do dia 6 de março nas regiões de Salinas da Margarida, Santo Amaro, Bom Jesus dos Pobres, Cabuçu, Itapema, Acupe e áreas adjacentes.
O laudo técnico das equipes do CRA, Ibama e Departamento de Polícia Técnica, em colaboração com professores de diversas universidades e técnicos do Projeto Mama, determinou como causa da morte dos peixes o fenômeno natural conhecido como maré vermelha.