O Mapa de Revitalização do Bairro do Comércio apresenta 90 diferentes empreendimentos localizados no bairro, sejam restaurantes, escritórios ou empresas. Cada local ganha ilustração identificada no mapa por número e na legenda por nome e telefone de contato. O produto, que tem apoio de A TARDE, é uma iniciativa de divulgação de serviços ofertados na área.
“Com o mapa, você pode se guiar para encontrar o que quiser. Serve como um apoio no dia-a-dia”, diz o coordenador do Escritório de Revitalização do Comércio, Marcos Cidreira. O escritório, que está ligado à Secretaria Municipal de Transporte e Infra-Estrutura, fez parceria com a Associação Comercial da Bahia e a Artemapas. Serão distribuídos, gratuitamente, a empresas e órgãos oficiais, 10 mil mapas e mil pôsteres, pagos pela iniciativa privada (quase 100 patrocinadores).
Para o próximo ano, Marcos Cidreira já adianta a instalação de novos equipamentos na região, como o Hotel Hilton. O projeto principal do processo de revitalização, porém, diz respeito a um novo terminal marítimo de passageiros, a ser implantado nos armazéns 1 e 2 da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba). O Projeto Porto Cidadão prevê a construção de um espaço de entretenimento atrelado ao terminal.
Um novo estacionamento de carros também já está sendo negociado em área dos Fuzileiros Navais (Rua Jequitaia) e poderá ter de 1.500 a 5 mil vagas. Cidreira anuncia, ainda, o plano de requalificação do calçamento, que vai substituir todas as pedras portuguesas por piso de granito. O investimento calculado é de R$ 11 milhões para 50 quadras do bairro.
Outro projeto, por parte do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, é reassentar a população da zona de risco, recuperando imóveis degradados. Serão reativados ainda o Plano Inclinado do Pilar e o Elevador do Taboão.