O navio Cabo Pilar, de bandeira panamenha, encalhado desde o final da noite de domingo, 25, na saída da baía de Todos os Santos, só deve ser retirado do local nesta quarta-feira. Segundo o capitão dos portos, Maurício Groetaers Vianna, a operação de desencalhe só será iniciada às 13 horas e deve durar cerca de seis horas. A espera de três dias se deve às condições da maré.
O capitão garante que a embarcação, que carrega 64 mil toneladas de óleo combustível do tipo bunker, encontra-se em perfeito estado. É um navio novo, com casco duplo, que não teve nenhum rompimento, avalia. Por isso, o risco de derramamento de óleo no mar está afastado. Apesar disso, uma empresa especializada foi contratada para acompanhar a operação e sanar qualquer problema.
De acordo com a Capitania dos Portos, o acidente ocorreu às 22h45 do domingo, próximo ao banco de Santo Antônio, a cerca de três milhas náuticas (5,5 km) da praia do Farol da Barra. O navio saiu do terminal marítimo de Madre de Deus, administrado pela Petrobras. A estatal informou que não tem responsabilidade sobre o navio, que é gerenciado pela Bahia Ship.