Três toneladas de pescado, 140 quilos de camarão, 133 quilos de lagosta e a apreensão de cinco embarcações. Este foi o resultado da primeira etapa da operação de fiscalização marinha Abra os Olhos, deflagrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com a Policia Federal, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e da Reserva Extrativista de Corumbau (Resex Corumbau), no extremo sul do estado. Todo pescado apreendido foi doado a instituições de caridade de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Caravelas e Eunápolis.
A operação, deflagrada no último dia 2 e encerrada nesta quinta-feira, 9, teve o objetivo de fiscalizar a pesca irregular na região dos Abrolhos e da Resex, principalmente em relação à pesca da lagosta, ao licenciamento das embarcações e a utilização de apetrechos não permitidos, em especial compressores. Uma segunda etapa da operação, com o mesmo objetivo, deverá ser realizada ainda este ano.
A operação Três embarcações (duas da PF e uma do Ibama) foram utilizadas a operação que envolveu um total de 29 pessoas (16 fiscais do Ibama e 13 policiais federais) e com o apoio, em terra, de 20 soldados do Exército.
Leia mais na edição desta sexta-feira do jornal A TARDE