A previsão da Secretaria de Transportes Públicos (STP) é que a obra seja concluída em 15 dias. A nova passarela ficará localizada a cerca de cinco metros de distância da edificação atual e também será rebaixada para que a altura não interfira na passagem do metrô, que passará a funcionar em 2008. Há cerca de três anos, a mesma passarela, que será removida e rebaixada, foi elevada justamente por causa das obras do metrô.
Segundo informou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Euvaldo Jorge, as treliças (metais usados na estrutura para dar suporte) da antiga passarela serão reaproveitadas para a nova passagem elevada. Nesse período, os pedestres atravessarão a pista pela sinaleira provisória,
A construção do pilar da nova passarela já está em andamento, segundo Antonio Gildásio Galvão Alves, arquiteto que trabalha na coordenação de operações especiais da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa responsável pela construção do metrô. “A coluna que já está sendo erguida sustentará a nova passarela. Depois, será feito um pórtico (dois pedestais para dar sustentação à estrutura do metrô) no local onde a passarela está hoje”, explica Gildásio Galvão Alves, ao afirmar que o rebaixamento da passagem dos pedestres é necessário para viabilizar o projeto do metrô.
Ainda não foi informado se as outras três passarelas que funcionam ao longo da avenida Bonocô também sofrerão alterações.