Quem deixou Salvador por meio do sistema ferry-boat, não encontrou filas ou lentidão no embarque. Mesmo assim, não há mais passagem com hora marcada para sábado, 27, e domingo, 28.
Nesta quarta-feira, 24, mais dois ferries passaram a operar, aumentando para quatro o número de embarcações em serviço. No período da manhã, o fluxo de passageiros foi intenso. A previsão é de que 100 mil pessoas e 15 mil veículos utilizem o terminal marítimo entre os dias 22 e 26 deste mês.
Segundo informações da empresa TWB, operadora do sistema ferry-boat, o período de maior movimento começará no dia 26 e irá até 5 de janeiro. Durante estes dias, 350 mil passageiros e 50 mil veículos farão a travessia da Baía de Todos os Santos.
A tranqüilidade no terminal de São Joaquim, em Salvador, surpreendeu o casal Ana Maria Martins da Silva e Jorge Marcos Damasceno da Silva, ambos de 34 anos. “Já soube que Bom Despacho está tranqüilo também. Não precisava tanta pressa para sair de casa. Poderíamos até ter saído mais tarde”, ponderou Jorge.
Aviação – A movimentação tranqüila no saguão do Aeroporto Internacional de Salvador durante a manhã de ontem foi um alívio para quem estava de partida para aproveitar o feriado de Natal fora da capital baiana.
Nos balcões de check-in havia pouca fila. Os guichês das companhias aéreas funcionavam sem problemas para os clientes. Em alguns balcões quase não havia passageiro.
Até o meio-dia de quarta, apenas 5 dos 54 vôos previstos registravam atrasos superiores a 30 minutos, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Somente um vôo foi cancelado: o Gol 9070 que vinha do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O motivo do cancelamento foi uma decisão operacional da companhia aérea.
“Estamos com um número de atrasos e cancelamento mínimos. Isso prova que não há motivos para que o Aeroporto Internacional de Salvador contribua com atrasos em escala nacional”, afirmou o assessor de comunicação da Infraero na Bahia, Erivaldo Cruz. No último dia 23, 72% dos vôos em todo o País partiram dentro do horário previsto, segundo a Infraero.
*Colaborou Vitor Carmezim