O prazo para a pré-matrícula do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi prorrogado até a próxima quarta-feira, 29, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O programa busca ampliar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, por meio da formação e qualificação profissional.
Estão sendo oferecidas 4.760 vagas nos cursos de marceneiro, carpinteiro de obras, gesseiro, auxiliar de confeitaria, merendeira, cuidador de idoso, agricultor, vendedor, recepcionista, eletricista, padeiro, confeiteiro, garçom básico, agente de informação turística, porteiro, vigia, torneiro mecânico, camareira, soldador, operador de computador, auxiliar de cozinha, operador de áudio e modelista, dentre outros.
Até esta quinta-feira, 23, foram registrados, nos dez postos do Pronatec, 1.415 atendimentos. Com isso, ainda faltam ser preenchidas 70% das vagas. As aulas serão ministradas a partir do dia 5 de março nas unidades do Senac no Restaurante Escola, localizado no bairro da Pituba, no Largo do Pelourinho, e no Centro de Educação Profissionalizante do Aquidabã e da Pituba.
Já o Senai vai disponibilizar os cursos no Cimatec, em Piatã, e na Avenida Dendezeiros, no Bonfim. O Ifba oferece aulas na unidade situada no bairro do Barbalho. Serão formadas 122 turmas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Para participar do projeto, o estudante deve ser beneficiário do Bolsa Família ou dependente de um beneficiário; deve ter o Ensino Fundamental incompleto, ou completo (a depender do curso); ter entre 18 e 59 anos e possuir o Número de Inscrição Social (NIS).
Para realizar a matrícula, o candidato deve levar uma cópia do documento de identidade, CPF, NIS, além de comprovantes de residência e de escolaridade a um dos locais de atendimento.
O atendimento é feito nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que ficam localizados nos bairros do Cabula VI, Comércio, Fazenda Grande II e Boca do Rio.
Também pode ser realizado atendimento na Central de Informação da Assistência Social (Cias), na Avenida Djalma Dutra; no Previs, em Nazaré; no Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ), situado no 3° andar do Shopping Baixa dos Sapateiros; na Casa do Trabalhador, em Periperi; e nas unidades móveis, que vão ser anunciadas de acordo com o índice de procura nos bairros.