Quatorze homens ligados à facção criminosa do traficante Claudio Campanha foram transferidos nesta quinta-feira, 10, para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduva, no Paraná. Dois embarcaram em um voo comercial às 9h, enquanto outros 12 seguiram, por volta das 13h40, partindo da Base Aérea de Salvador. Entre os criminosos, estão nomes conhecidos da polícia como os traficantes Maurício Vieira da Silva (de apelido Cabeção) e Josevaldo Bandeira (o Val).
Logo após o embarque dos presos, o secretário de segurança pública, César Nunes, adiantou que 10 pessoas já foram mortas em confronto com policiais durante os ataques que começaram na última segunda-feira, no feriado de 7 de setembro. "E, com essa transferência, queremos desarticular as ações criminosas", disse.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os criminosos ligados a Cláudio Campanha são apontados como responsáveis pela onda de violência na cidade. Todos fazem parte do que Nunes classifica como "segundo escalão de Campanha" e, por telefone celular, ordenavam e planejavam os atos.
MUDANÇA – Todos os presos são condenados ou respondem pelos crimes de tráfico e homicídio. A viagem foi feita com a escolta de 12 agentes, sendo dez deles membros da Força Nacional. A previsão é de que fiquem um ano na unidade paranaense, prazo que pode ser extendido por mais um ano. No mesmo local, está preso o traficante baiano Perna.
Nunes informou que três dos 12 homens vieram do presídio de Serrinha, no interior do estado. Os demais estavam reclusos no Presídio Salvador e na Unidade Especial Disciplinar (UED), prisão de segurança máxima no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Os bandidos foram levados em um avião com capacidade para 27 passageiros, vindo do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo de Brasília, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB).
A SSP informou que os dois primeiros a embarcar foram José Roberto Santos da Hora (Robertinho) e José Henrique Conceição (Papa). Os demais são: Renildo Santos Nascimento (Aladim), Tiago Conceição (Miag), Marcos Costa dos Santos (Cabeça de Erasmo), Wagner Soares Liberato, Welington Reis Souza (Barão), Kléber Nóbrega Pereira (Quequéu), Ademilson Silva de Jesus (Missinho), José Carlos Ferreira dos Santos (Olho de gato), Osmário Marques de Araújo e Thiago Ferreira da Silva (Thiago Delegado).
*Com informações de George Brito, do A TARDE