O mau tempo que atinge Salvador e região metropolitana desde a noite desse domingo, 7, deve continuar nesta segunda-feira, 8. A previsão é de chuva a qualquer hora do dia na capital baiana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Moradores de Nazaré, Imbuí, Pernambués, Lauro de Freitas, Vila de Abrantes, Cidade Baixa, Acupe de Brotas e Sete Portas reclamam de falta de energia. Algumas dessas regiões tiveram o fornecimento interrompido desde a noite de domingo.
A falta de energia está afetando um semáforo que fica na Vasco da Gama, próximo ao Vale das Muriçocas, o que está deixando o tráfego de veículos lento no local. Na Avenida Paralela, sentido Centro, na localidade do Rei da Pamonha, uma sinaleira está com o sinal amarelo intermitente, mas não provoca alterações no trânsito, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
A Transalvador informou, na tarde desta segunda, 8, que as sinaleiras dos seguintes bairros estão com defeito por conta da falta de luz: Cabula, próximo ao 19 BC; Avenida Anita Garibaldi, Próximo ao Hospital Cardio Pulmonar; Luiz Viana, próximo ao Bairro da Paz; Octávio Mangabeira, próximo ao SESC Piatã e Nazaré próximo ao SESC.
O órgão informou ainda que o trânsito está lento em algumas ruas e avenidas da capital baiana na tarde desta segunda-feira, devido as fortes chuvas que caem na cidade, e pede aos motoristas que evitem trafegar na região da Barros Reis e Rótula do Abacaxi, além das Avenidas Bonocô, ACM sentido Iguatemi e Tancredo Neves devido ao grande fluxo de veículos que circula nestes locais.
Domingo - A tempestade resultou na morte de uma pessoa e 53 ficaram feridas em um desabamento em Conceição do Coité.
O caso aconteceu na Praça da Matriz de Conceição de Coité, quando pessoas que participavam de um bingo na cidade decidiram se abrigar da chuva no coreto. As primeiras informações eram de quatro mortos e 50 feridos, mas os dados foram corrigidos durante a madrugada e a única morte confirmada foi de Laurimar Garneiro, 71 anos. Estima-se que três mil moradores estivessem no evento.
Salvador – A chuva abriu uma vala de cerca de cinco metros de cumprimento e três de largura na Avenida ACM, o que deixa o trafégo complicado no local nesta segunda. Agentes da Transalvador recomendam que os motoristas evitem circular na avenida no sentido Pituba – Iguatemi, por conta do buraco formado na obra de macrodrenagem que fica na região ao Max Center, no Itaigara.
Quem precisar acessar essa via deverá desviar o roteiro para uma via marginal ao shopping. No domingo, um ônibus da empresa Transol caiu na vala.
A pista também foi rompida na Ladeira de São Cristóvão, na subida do Largo do Tanque, em direção a Liberdade. A circulação de coletivos está proibida, mas os veículos pequenos podem circular pela região, que está com o tráfego lento.
Defesa – A Codesal já registrou desde a noite desse domingo, 38 ocorrências, sendo seis ameaças de desabamento em Itapuã, Mussurunga I, Pernambués e Tancredo Neves, treze ameaças de deslizamento de terra em bairros como Caixa D'Água, Saramandaia, Nova Brasília, Pituaçu e Nova Esperança, quatro árvores caídas, um alagamento de imóvel, dois desabamentos de muro, seis ameaças de desabamentos em Itapuã, Mussurunga, Tancredo Neves e Pernambués, sete deslizamentos de terra em Fazenda Grande IV, São Caetano, Sussuarana, Barbalho, Plataforma, Paripe e Castelo Branco e uma orientação técnica em Boa Viagem.
*Colaborou Alean Rodrigues | Sucursal de Feira de Santana.