O Programa Permanecer SUS, que tem como objetivo melhorar o atendimento nas unidades de urgência e emergência do Estado, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 6, por volta das 8h30, no auditório da Secretaria de Infra- Estrutura, no Centro Administrativo da Bahia. Farão parte deste projeto estudantes de medicina, enfermagem, serviço social e psicologia do 4º ao 7º semestre, que atuarão nas emergências dos hospitais.
Os 65 alunos selecionados são cotistas e beneficiados pelo Proune e pelo Fies, passaram por vivências prático teóricas e vão cumprir carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em 16 horas de atividades práticas e 4 de atividades de Educação Permanente em serviço. O aluno receberá uma ajuda de custo, auxilio transporte, seguro de vida e certificação no final do estágio, que tem duração de seis meses, prorrogável por mais seis meses.
O programa será desenvolvido inicialmente em conjunto com o QualiSUS, Programa de Qualificação da Atenção à Saúde no SUS, nos hospitais Geral do Estado, Roberto Santos e no Ernesto Simões Filho. A proposta é realizar uma escuta qualificada dos usuários e familiares, possibilitando um serviço mais organizado, criando uma rede interna onde o beneficiário tenha melhor resultado do serviço.
Serão parceiros na iniciativa, as universidades Federal da Bahia (Ufba), Católica do Salvador (Ucsal), e do Estado da Bahia (Uneb).