A devoção do Terço
Pereira de Sousa
Hoje, sábado, pretendo insistir na devoção do santo Rosário. O santo padre João Paulo II enviou aos bispos, ao clero e aos fiéis a Carta Apostólica Rosarium Virgiais Mariae. É testamento do papa sobre a devoção à Virgem Maria. Uma carta apostólica é como que doutrina especialmente inculcada pelos apóstolos. João Paulo quis vincar novamente seu amor e veneração para com sua e nossa Mãe, Maria. O totus tuus do brasão de João Paulo ficou para sempre gravado em letras de olho na alma de toda a Igreja. Assim começa a Carta Apostólica: O rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito Santo se foi formando gradualmente no Segundo Milênio, é oração amada por numerosos santos e estimulada pelo magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece mesmo no Terceiro Milênio recém-iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.
Jamais poderia dizer melhor para insistir com meus amigos nessa devoção do Santo Terço todos os dias, como os santos praticaram e a igreja aconselha. Lembro-me da campanha do Pe. Peyton, família que reza unida, permanece unida. Foi campanha dos anos 60, mas é como se fosse hoje aberta, pois as nossas famílias estão passando por crise tremenda, só a oração de todos os membros da família poderá afastar os urubus que a desejam dilacerar, divórcio, aborto, impurezas de todo o tamanho. Quanto João Paulo II lutou pela união das famílias e pela defesa dos seus valores. Só um apóstolo do estofo ou têmper de João Paulo pôde sustentar o diapasão ou tônica da doutrina da santidade das famílias. Filipinas, Roma e Rio de Janeiro foram testemunhas do empenho do papa no sentido de valorizar o sacramento da família.
Recordo-me da solene missa de encerramento da reunião com as famílias no Rio de Janeiro. Creio que foi momento de maior alegria ouvir o maravilhoso canto de Roberto Carlos, Jesus Cristo, eu estou aqui!. Mais de um milhão de pessoas aos pés da estátua do Corcovado protestando amor de presença aos pés da estátua do Corcovado, protestando amor de presença ao Jesus Cristo, nosso redentor. Ele, papa, estava atento e nessa hora ofertou um terço à família Roberto Carlos. Como desejei estar junto daquela multidão para também bradar com toda a alma, Jesus Cristo, eu estou aqui. Se não o disse ao aterro do Rio, disse-o, em minha humilde casa e em lágrimas de amor e unção, uni-me àquelas almas do Rio de Janeiro, dizendo melhor, do mundo inteiro. Estava lá a viúva do santo conselheiro do papa nas questões de bioética da reprodução, o célebre Lejeune, o que descobriu os gens de síndrome de Down. Não estive, mas foi como se estivesse, pois vivi todas as horas de memorável reunião com as famílias na capital maravilhosa do Rio de Janeiro.
O terço é oração amada pelos santos e estimulada pelo magistério, isto é, pelos sumos pontífices. A palavra magistério nesse contexto quer dizer os sumos pontifícios. Quando ouço a recitação do terço na Rádio Excelsior ou na Canção Nova ou até na paróquia de S. Pedro, ali na Piedade, só me lembro da profecia de Maria Santíssima, no Magnificat inscrita: doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada. E rezemos o terço, salvemo-nos e salvemos o mundo.
Horários de missas para o final de semana
Hoje
Igreja do Senhor do Bonfim -7, 8 e 17 horas.
Igreja da Ceia do Senhor (Cabula VI): 8 horas (somente no 1º sábado de cada mês)
Capela de Nossa Senhora da Palma (Mouraria) - 17 horas.
Igreja de Nossa Senhora (Igreja da Lapinha) - 7 horas e 17h30.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória - 7 horas; 7h30 e 17 horas.
Igreja da Santana (Rio Vermelho) - 7 e 16 horas.
Igreja Nossa Senhora da Brotas - 8 horas e 8h30.
Igreja Menino Jesus de Praga (Liberdade) - 7h30 e 17 horas.
Conceição da Praia - 7h30.
Igreja da Piedade - 7h30, 8h30 e 18 horas.
Nossa Senhora da Conceição da Praia - 7h30.
Nossa Senhora da Conceição (Itapuã) - 17 horas (missa comunitária no CTL) e 18h30 (Santa Missa da Família, na igreja matriz).
Nossa Senhora da Boa Viagem - 17 horas.
Nossa Senhora da Luz (Pituba) - 7, 17 horas e 20h30.
Igreja de Santana - 18 horas e 19h30.
Igreja Nossa Senhora da Assunção (Itaigara) - 19h30.
Convento de São Francisco: 7 horas, 7h30 e 18 horas.
Santuário Nossa Senhora Educadora (Isba - Ondina) - 17h
Domingo
Catedral Basílica (Terreiro de Jesus): 9 e 18 horas.
Basílica do Senhor do Bonfim: 6, 7h30, 9, 10h30, 17 horas e 18h30.
Colégio Nossa Senhora das Mercês (Avenida Sete): 8 horas.
Igreja da Ceia do Senhor (Cabula VI): 8 horas
Igreja Nossa Senhora da Piedade (Praça da Piedade): 6h30, 7h30, 8h30, 11 e 18 horas.
Igreja de São Pedro (Praça da Piedade): 9, 12, 17 e 19 horas.
Igreja Nossa Senhora da Luz (Praça Nossa Senhora da Luz Pituba): 7 horas, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30.
Igreja de São João Evangelista (Mussurunga): 9 e 19 horas.
Nossa Senhora da Conceição do Tororó (Tororó): 8h30.
Nossa Senhora da Conceição da Praia: 8 horas.
Nossa Senhora de Brotas (Av. Dom João VI, 423): 6h30, 8 horas e 19h30.
Nossa Senhora da Conceição (Itapuã): 7h30 (missa comunitária na matriz), 9 horas (batismos com Liturgia da Palavra), 9 horas (missa comunitária no Clube dos Aposentados), 18h30 (santa missa comunitária dos jovens na matriz).
Nossa Senhora da Vitória (Largo da Vitória): 7h30, 9, 18 horas e 19h30.
Igreja Nossa Senhora da Assunção (Itaigara): 8 e 18 horas.
Igreja da Ressurreição do Senhor (Ondina): 19 horas.
Igreja Santa Rosa de Lima (Costa Azul): 9 e 19 horas.
Convento de São Francisco: 8 horas, 9h30 e 11 horas.
Igreja de Santana: 7 horas, 8h30, 19 horas e 19h30.
Santuário Nossa Senhora Educadora (Isba - Ondina) - 8 horas e 18h30
Festa de São Lázaro
O Santuário de São Lázaro, na Federação, inicia no dia 26 o tríduo em louvor ao padroeiro, com missas às 8 e às 18 horas, que vai até o dia 28. No domingo da festa, 29, as celebrações acontecem às 7, 9, 11, 14 e 16 horas. Após a última missa, a comunidade segue em procissão pelas ruas do bairro. O tema central da festa é: São Lázaro, livrai-nos das epidemias.
Festa de São João Bosco
Com o tema: Levanta-te, vem para o meio! Vem ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida, a paróquia São João Bosco, no Pau Miúdo, celebra o padroeiro de amanhã a 31 deste mês. A programação inclui novena e no dia festivo, 31, alvorada, adoração ao Santíssimo e a missa solene, às 19h30.
Terço dos homens
Os coordenadores dos grupos de Oração Terço dos Homens têm reunião hoje, a partir das 14 horas, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Garcia, ao lado da Cúria. A atividade faz parte do trabalho de articulação dos diversos grupos existentes na Arquidiocese.
Conversão de São Paulo
A Paróquia Conversão de São Paulo, na Fazenda Grande do Retiro, inicia amanhã, 22, os festejos em homenagem à conversão do santo padroeiro, com o tríduo que acontece até o dia 24, sempre às 19h30. A missa solene das comemorações, no dia 25, às 19h30, será presidida pelo bispo auxiliar, dom João Carlos Petrini.
Festa de São Timóteo
A comunidade São Timóteo, da Paróquia São Gonçalo do Retiro, realiza os festejos do padroeiro até 29 deste mês com a novena. No encerramento da festa, a missa solene, presidida pelo padre Edwin Casadiego, será às 17h30. O tema central da atividade é: Caridade e Fraternidade, Esperança de um mundo melhor.
Nossa Senhora das Candeias
O santuário Nossa Senhora das Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, estará em festa pela padroeira a partir de terça-feira, 24, quando começa o novenário. As noites de novena acontecem sempre a partir das 20 horas e refletem o tema: Levanta-te Igreja! Jesus quer te curar! A missa solene será no dia 2 de fevereiro, às 20 horas. O encerramento dos festejos será na sexta-feira, 3 de fevereiro, com direito a missa, procissão e show de Fábio Melo.
Curso de teologia
As aulas do Curso de Extensão em Teologia 2006.1 terão início no dia 11 de fevereiro, às 8h, e da Escola Diaconal, no dia 13 de fevereiro, às 19h. As inscrições dos novos alunos e confirmações dos que já cursam acontecerá no dia 10 de fevereiro, na secretaria do Instituto de Teologia, que fica na Av. Cardeal da Silva 205, Federação, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os alunos novos deverão apresentar no ato da inscrição: carta de apresentação do pároco, cópia da carteira de identidade, comprovante de escolaridade (mínimo 1º grau), duas fotos coloridas e efetuar o pagamento da taxa R$ 50, pelo semestre.
Semana bíblico-catequética
A Arquidiocese de Salvador, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Pastoral da Juventude e Escola de Catequistas, promove a o partir de segunda-feira, até o dia 27, no Colégio Sacramentinas, a Semana Bíblico-catequética com o tema: Caridade, a revolução de Deus. As atividades, que acontecem nos turnos vespertino e noturno vão refletir a caridade a partir da dimensão bíblica, teológica e antropológica. As inscrições custam R$ 8 e podem ser feitas nas livrarias católicas ou na ASA e Pastoral da Juventude, que funcionam no Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Garcia, ao lado da Cúria.