O Seminário Nacional do Programa Brasil Alfabetizado começa nesta quinta-feira em Salvador. O objetivo é discutir estratégias que incentivem entidades que atuam no meio rural a trabalhar no processo de alfabetização de jovens do campo na faixa etária de 15 a 29 anos.
Participam da solenidade de abertura, às 9 horas, os secretários de Reordenamento Agrário, Eugênio Peixoto, e de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, ambos do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e o secretário Nacional de Juventude da Presidência da República, Beto Cury. Também estarão presentes o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e representantes do Ministério da Educação, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Nos dois dias de discussões (o seminário termina amanhã), representantes de cerca de 100 instituições ligadas ao campo vão conhecer detalhes do programa Brasil Alfabetizado e do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, os aspectos legais e pedagógicos para a adesão ao programa e a metodologia de ensino.