A sede do governo baiano foi transferida nesta sexta-feira, 25, para a cidade de Cachoeira, a 111 quilômetros de Salvador. A programação começou com a salva de tiros às 6 horas e, às 8 horas, aconteceu o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal na Praça da Aclamação.
Ainda pela manhã aconteceu a celebração do Te-Deum, na Igreja da ordem Primeira, e a entrega de obras de requalificação da orla de São Félix às 10 horas. Pela tarde, o governador Jaques Wagner participa de sessão solene na Câmara Municipal e do desfile cívico.
Eleições – Essa é a primeira vez que o governo baiano é transferido para Cachoeira em ano eleitoral, mas é o terceiro ano consecutivo que o procedimento acontece, obedecendo decreto que faz referência ao mesmo dia em 1822, quando cachoeiranos iniciaram a luta pela Independência da Bahia, que levou ao 2 de Julho de 1823.
Em 25 de junho daquele ano, o povo de Cachoeira assumiu a investida contra uma tropa de militares portugueses que tentava sufocar a mobilização popular contra a colônia.
Curiosamente, neste 25 de junho, o Brasil enfrenta Portugal mais uma vez, só que agora a disputa é no esporte e acontece em plena Copa do Mundo. A partida acontece às 11 horas e terá dois baianos em campo: De um lado, Daniel Alves pela Seleção. Do outro, Liedson, que é naturalizado português e defente o time da Europa.