A sexta edição da Cãominhada reuniu cerca de 800 cachorros e duas mil pessoas na manhã deste domingo, 24, entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, em Salvador. O evento teve como objetivo conscientizar os donos de cães sobre a importância do exercício físico para os animais e de como cuidar melhor dos seus cachorros.
Durante a Cãominhada, que foi animada por um trio elétrico, cães das mais variadas raças e tamanhos desfilaram pela avenida. Chockers, spanids, podles, labradores, chihuauas, buldogs, mastifes, dálmatas, e até mesmo os famosos vira-latas, se reuniram para fazerem um carnaval canino em plena primavera na Barra.
Para os animais, o evento serviu como um momento de descontração com práticas de exercícios físicos. Já para os donos, foi a chance de trocarem experiências sobre cuidados com seus cães.
As pessoas gostam tanto dos seus cachorros que investem no bem-estar deles, afirma Gabriela Azevedo, organizadora da Cãominhada e dona de um pet-shop no bairro da Barra.
Ainda segundo Gabriela, o evento conseguiu arrecadar cerca de uma tonelada de ração e outros alimentos, que serão doados para o Núcleo de Apoio a Criança com Câncer Infantil (Nacci), Creche André Luís e para as casas de recolhimento de animais da União de Proteção Animal de Salvador (Upas).
* Com redação de Yuri Barreto / A Tarde On Line