Três pessoas foram presas e 74 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos durante uma operação conjunta entre as Polícias Federal e Rodoviária Federal, na noite desta quinta-feira, 3. A apreensão aconteceu no km 429 da BR-116/Sul, em Feira de Santana.
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 4, em Salvador, a Polícia Federal divulgou que vinha investigando a quadrilha há algum tempo. A droga proveniente de Rondônia era trazida para a capital baiana por José Auci Ferreira Dias, Elexandro dos Santos Queiroz e Alcides Alves da Silva. Os pacotes de pasta base de cocaína eram escondidos entre o forro e a lataria de dois Fiat Strada, placas HXY 3719 e HWT 3297, licença do Ceará e no caminhão Volvo FH12, placa IJW 5647 do Mato Grosso.
Para evitar que a droga chegasse em Salvador e fosse distribuída, a PF e a PRF montaram barreiras em vários pontos das entradas baianas. A quadrilha foi interceptada por volta das 20h desta quinta. Segundo cálculos da PRF, os 74 quilos de pasta base de cocaína apreendidos renderiam cerca de 300 kg de pó após o processo de refinamento.
Os três homens foram levados para a sede da PF em Salvador e será transferidos para presídio na segunda-feira, 7.
*Com informações de Samuel Lima, do A TARDE e de Alean Rodrigues, da sucursal Feira de Santana.