Mais de 15 minutos de estouro de fogos saudaram a chegada de 2010 no mais importante cartão postal da capital baiana. O largo do Farol da Barra ficou lotado de baianos e turistas que, após saudarem Yemanjá molhando os pés na água do mar, ou banharem-se na praia do Barravento, curtiram o som de Walter Queiroz, e das bandas Batifum e Moinho. O encerramento da noite ficou por conta dos forrozeiros da Estakazero. A animação também foi grande nas festas particulares organizadas em varandas e camarotes ao longo da Avenida Oceânica.
O cantor e compositor Walter Queiroz iniciou a programação musical da noite. Com o repertório formado por composições próprias, mesclada com sambas e marchas de antigos carnavais, Queiroz animou a platéia enquanto muita gente ainda se deslocava para o Largo do Farol. O acesso foi dificultado porque a Transalvador isolou a Avenida Oceânica desde o bairro de Ondina, o que causou congestionamento até o Rio Vermelho.
A segunda banda a se apresentar na noite foram os sambistas da Batifum. Em pouco mais de uma hora de apresentação, a banda mostrou parte de seu repertório e tocou canções de outros artistas, levantando a galera. Por volta das 23 horas, a banda Moinho, liderada pela cantora Emmanuelle Araújo e a percussionista Lan Lan, iniciou sua apresentação, só interrompida pela queima de fogos. Por fim, a banda Estakazero colocou todo mundo para dançar forró agarradinho até a madrugada.
Para o casal de turistas de São Paulo, Cláudio e Marilene Sampaio, valeu à pena. “Ficamos na dúvida se iríamos para uma festa particular, mas achei mais interessante ficar assim, livre, no meio do povo”, disse Cláudio.
Já para o ambulante Samuel Oliveira, o momento era de curtir 2010 trabalhando. Enquanto ele tomava conta do carrinho de pipoca, a esposa, Sara, vendia cervejas e refrigerantes. “É assim, enquanto a gente descansa, carrega pedra. Tomara que 2010 seja de muito trabalho”, disse.