Mesmo com o baixo desempenho da Bahia no Ideb nas séries finais do ensino fundamental, uma escola obteve uma boa nota e chegou à sexta melhor média nacional. Trata-se do Colégio Militar de Salvador (CMS), que conseguiu o melhor resultado na Bahia, alcançando nota de 7,2. O bom rendimento do CMS, porém, não era o esperado pelo MEC, que estimou meta de 7,3 para a escola em 2011.
De acordo com o subdiretor da instituição, coronel Salomão, o bom resultado obtido no Ideb é consequência do trabalho da escola, focado na formação do cidadão com base nos valores e tradições do Exército brasileiro, como disciplina, camaradagem e nobreza de atitude.
"O CMS não foca o seu trabalho em resultados ou concursos. Nosso objetivo é formar cidadãos e os bons resultados são consequência disso", ressaltou.
Segundo o diretor do colégio, coronel Mansur, um dos pontos fortes da instituição é o planejamento. "Tudo que estamos fazendo este ano, sejam atividades didáticas, esportivas ou culturais, foi planejado no ano passado. Este ano estamos executando o planejamento", contou.
O subdiretor ressalta ainda que a estrutura física do colégio também contribui para o bom desempenho dos alunos nas avaliações nacionais. Segundo ele, todas as salas de aula contam com equipamentos multimídia e quase todas com lousa interativa.
A instituição tem cerca de 15% de professores doutores ou doutorandos, 25% mestres ou mestrandos e em torno de 90% de docentes com alguma especialização.
Habilidades - De acordo com o coronel Salomão, a educação cognitiva, afetiva e psicomotora formam o conjunto de fatores que norteiam o trabalho dos professores no colégio.
"No campo da cognição, é onde o aluno desenvolve o aprendizado dos conteúdos de sala de aula. A afetividade ajuda o aluno para que esteja bem em todas as esferas de sua vida: na família, com os amigos, na escola. Já o campo psicomotor trabalha com os alunos a melhor forma de utilizarem seu corpo", explica.
Além da Bahia, em Minas Gerais, Ceará, Paraná e Mato Grosso do Sul, as instituições com melhor nota no Ideb também pertencem ao sistema militar de ensino.