Após reparos, a galeota Gratidão do Povo já está pronta para os festejos religiosos
Nesta segunda-feira, 30, às 20 horas, será encerrado o tríduo de preparação para a festa de Bom Jesus dos Navegantes, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na terça-feira, 31, ao meio-dia, a galeota Gratidão do Povo será levada ao mar e, após a missa celebrada a partir das 15h30, pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, a embarcação lidera a procissão marítima em direção à Conceição da Praia, levando a imagem do Bom Jesus.
No Cais do Porto, no Comércio, haverá o encontro da imagem do Bom Jesus com a de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O cortejo segue para a igreja dedicada à padroeira da Bahia.
A festa chega ao auge, no dia 1º com missa às 8 horas, seguida da procissão marítima. Após fazer o percurso do Cais do Porto até a Barra, o cortejo segue para a Boa Viagem. No local há a recepção da galeota pela imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Os festejos em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes marcam o encerramento de um ciclo católico e ao mesmo tempo inicia as atividades religiosas de 2014.
"Essa peculiaridade dos festejos de envolver o fim e o início do ano mantém o estímulo dos fiéis. As pessoas estão no clima de agradecer o que receberam e renovar os pedidos e a esperança no futuro", afirma o pároco da Boa Viagem, padre Adilson Santana do Carmo.
Vigília
Durante toda a noite de amanhã, a imagem do Bom Jesus ficará sob a responsabilidade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia.
"Reservamos um espaço em frente à imagem de Nossa Senhora e participamos das duas procissões terrestres ", disse o presidente da irmandade, Anorailton Conceição Santos Silva.
A festa da Boa Viagem é organizada pela Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem.
"O ano inteiro, todos os 25 integrantes da devoção fazem um trabalho de conscientização e a comunidade participa de tudo e de forma muito ativa", explica o presidente da associação, Expedito Sacramento. No próximo domingo, uma procissão terrestre encerra os festejos.
A partir das 17h30, após uma missa, as imagens de Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem percorrerão o bairro: avenidas Luís Tarquínio e Dendezeiros, Praça Irmã Dulce, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem.
Preparativos
A festa começa a ser preparada desde o mês de setembro. A primeira atividade é a escolha do tema, que, esse ano, é Navegando no mar da esperança, os jovens tornam-se discípulos do Bom Jesus.
"Este ano, a inspiração veio da visita do papa Francisco, que estimulou os jovens", diz Sacramento.
A partir daí, ocorre a formação das seis equipes (amigos dos barraqueiros, animação, liturgia, vigília, praia e procissão terrestre), que reúne cerca de 300 pessoas.
Após um ano com serviços de manutenção, chega a vez das intervenções na galeota Gratidão do Povo.
"Chamamos o calafate para os reparos no casco, depois ocorre a pintura, a colocação dos letreiros e, por último, o polimento dos metais que ornam a galeota. Depois, é só esperar pela vistoria da Capitania dos Portos", explica Sacramento.
Nesse ano, a embarcação foi aprovada, na última sexta- -feira pelos vistoriadores. No processo, são avaliados o casco, a bomba manual de esgoto e o dispositivo de reboque - a galeota não possui motor.
"Só foi necessária a vedação na lateral direita e nas extremidades", disse o calafate Miguel Paulo Oliveira, que cuida da Gratidão do Povo há, pelo menos, duas décadas.
Dois dias antes da festa, os andores são preparados. Toda a prataria é lavada para receber o polimento antes da montagem e decoração.