Alguns dos que foram assistir estão no elenco como figurantes
Dentro de um trailer, o cinema fez, nesta sexta-feira, 5, a mágica de aproximar passado e presente. Na plateia, moradores de Massaranduba, assistiram, em meio a um silêncio emocionado, ao filme Irmã Dulce, que tem como cenário fundamental as palafitas da região que ficou conhecida como Alagados.
Hoje, mesmo em menor número, elas ainda persistem. Além disso, alguns dos espectadores participaram das filmagens. Marcelo Dantas Bitencourt, 34 anos, é um deles.
No filme, ele fez figuração como pescador e aparece em uma das cenas mais emocionantes: Irmã Dulce tenta convencer o seu primeiro acolhido, João, um garoto, a voltar para perto da mãe que o abandonou doente na porta do convento Santo Antônio.
Quando se reconheceu nos primeiros 30 minutos de filme, Marcelo sorriu discretamente, mas não fez comentários em voz alta. O cuidado de Marcelo foi por conta do silêncio concentrado da plateia formada por dez crianças e 30 adultos.
O máximo que se ouviu durante a exibição foram murmúrios de solidariedade em cenas que o sofrimento de Irmã Dulce parecia mais intenso ou de crítica quando um personagem adotava algum comportamento insensível ou omisso diante do esforço da religiosa para cuidar dos seus doentes.

Elisângela (com os filhos) fez 'ponta' nas filmagens
Expectativa
Ao fim da exibição, Marcelo disse que valeu toda a expectativa. "Eu nasci e cresci em Alagados e fiquei muito feliz em participar do filme", disse. Ele conta, orgulhoso, que, ainda criança, conheceu Irmã Dulce, pois precisou de tratamento no Hospital Santo Antônio.
Moradora de Massaranduba, há 40 anos, Elza Barros, 64, teve mais oportunidades para ficar próxima a Irmã Dulce. Técnica em enfermagem, ela chegou a estagiar no Hospital Santo Antônio.
No filme, Elza integrou o grupo que faz uma saudação calorosa quando Irmã Dulce participa da missa celebrada pelo papa João Paulo II quando ele visitou Salvador em 1980.
Elisângela dos Santos, de 30 anos, levou os filhos Michel, Ronald e Davi que, ao seu lado, fizeram uma pequena participação no filme.

Muitas tomadas do filme foram feitas na localidade do Leblon, onde ainda existem palafitas, em Massaranduba
Assista ao trailer do filme 'Irmã Dulce'