Uma multidão se reuniu ao redor da imagem durante a celebração campal no Bonfim
Movidos pelo sentimento de gratidão pelas conquistas alcançadas no ano que se encerra, milhares de fiéis se vestiram de branco para seguir a tradição de assistir às missas na sagrada colina da Igreja do Bonfim, na última sexta-feira do ano.
Ao longo de todo o dia, houve 11 celebrações campais em frente à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, entre as 5h e as 19h. Ao mesmo tempo, caixas de som transmitiam as missas no interior da igreja, aberta à visitação.
Motivos para agradecer não faltaram aos devotos do Senhor do Bonfim: doenças curadas, boa saúde, a aquisição da casa própria, a compra do carro novo, o bebê que chegou à família, a aprovação no concurso público, o trabalho, a amizade e o amor.
De joelhos, sentados ou em pé. Olhos fechados, mãos para o alto, lágrimas. Contagiados pela emoção do momento, os devotos rezaram, em uníssono, pais-nossos e ave-marias nas missas alternadas pelos padres Edson Menezes e João de Deus.
Ouvidos atentos para as palavras de conforto proferidas pelos religiosos, que conclamavam os fiéis a sintonizarem com sentimentos positivos para o ano que se aproxima. "Que o Senhor do Bonfim nos conceda paz e um ano novo abençoado", clamou padre Edson.
"Hoje é a sexta-feira da gratidão. A próxima, a primeira do ano, será a da proteção", dizia o padre João, ao anunciar a programação da semana que vem, com mais 11 celebrações. "Nesse mundo, devemos caminhar de mãos dadas, exercitando a solidariedade", acrescentou.
Proteção
Nos intervalos, os fiéis preenchiam o adro da basílica para se banhar com a água benta aspergida pelos voluntários da Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim, receberem as bênçãos dos padres, rezar na escadaria, amarrar fitas e tirar fotos.
Febre do momento, os autorretratos - mais conhecidos como selfies, em inglês - não poderiam ficar de fora dos registros do dia. Foi o que fez o casal de administradores Rafael, 32 anos, e Paula Galvão, que foram ao Bonfim agradecer pelo primeiro ano de união pelo casamento.
"Há três anos, seguimos essa tradição de subir a colina em gratidão pelo ano que passou, além de pedir proteção", iniciou a moça, que prosseguiu: "Este ano é especial, pois, viemos agradecer pelo nosso casamento. Ademais, é pedir saúde e paz para todos nós", concluiu.
Moradora da Ilha de Itaparica (Grande Salvador), a administradora Eliane Sande, 32 anos, atravessou a Baía de Todos-os-Santos só para estrear sua presença na última sexta-feira do Bonfim. "Felizmente, consegui marcar encontro com as amigas para agradecer por 2014", comemorou.