Este ano, Lavagem de Itapuã completa 110 anos
Cerca de 590 policiais militares farão a segurança na tradicional festa da Lavagem de Itapuã, que acontece nesta quinta-feira, 5. A festa acontece em louvor a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, padroeira do bairro.
Sete postos de comando de área estarão montados em toda extensão do evento, que compreende desde o bairro de Piatã até a Lagoa do Abaeté, além da Avenida Dorival Caymmi.
O policiamento atuará em patrulhas formadas pelo efetivo da 15ª CIPM - unidade responsável pelo bairro -, além do reforço da segurança nas principais vias de acesso, corredores de tráfego e todo o entorno da festa por equipes da Rondesp, Operação Apolo, Operação Gêmeos e Esquadrão da Polícia Montada.
Polícia Civil
A 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã) também terá seu efetivo reforçado, nesta quinta, para garantir a segurança dos baianos e turistas. Vinte e oito policiais, entre delegados, escrivães e investigadores, vão trabalhar em regime de plantão, das 8h de quinta-feira até às 8h de sexta-feira, 6.
O titular da 12ª DT, delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, informou que um posto da Polícia Civil será montado na Avenida Dorival Caymmi, próximo à conhecida escultura da Sereia.
Lavagem
A Lavagem de Itapuã completa 110 anos, com os moradores do bairro indo às ruas para participar da lavagem das escadarias da igreja. O cortejo sai da praia de Placaford, às 11h, em direção ao templo, localizado na Praça Dorival Caymmi.
A programação começa com o Bando Anunciador, que sai às ruas por volta das 2 horas da madrugada para chamar os moradores para participarem da celebração profano-religiosa.
Diferentemente de outras manifestações similares, a organização central da festa compete aos moradores do tradicional bairro.