Ao fundo, Farol de Itapuã aparece em registro de 1987
O bairro
Com tantas músicas, poesias, histórias e homenagens (ver Caymmi, Vinícius, Caetano), Itapuã faz parte do imaginário do Brasil. É lenda. Apesar da abrupta transformação urbana que sofreu, em que deixou de ser somente areia, mar e coqueiro, continua uma boa ideia passar por aqui, uma tarde, um dia, a vida inteira.
A praia de Itapuã tem águas tranquilas, boa para canoas e jangadas, com areia grossa e uma bela visão da cidade, ao longe. O bairro também abriga o Parque Metropolitano do Abaeté, criado em 1993, cuja estrutura contempla um Centro de Atividades, a Casa das Lavadeiras e a Casa da Música, além de vias para caminhada, quiosques, playground para crianças e muita, muita areia.

Lagoa do Abaeté - Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE | 18.01.2015
Atrativos
Além de apreciar a beleza natural, os visitantes do bairro podem degustar o tradicional acarajé de Cira, passear pelo Farol de Itapuã e apreciar o famoso pôr-do-sol. O passeio também pode ser estendido à Praça Vinícius de Moraes, onde está a estátua em bronze do poeta, e à Praça Dorival Caymmi, cantor e compositor baiano que deu visibilidade ao bairro em suas canções.

Estátua de Vinícius de Moraes, na época da inauguração da praça homônima
Foto: Arestides Baptista | Ag. A TARDE | 16.10.2003
No cruzamento entre as avenidas Octávio Mangabeira e Dorival Caymmi e a rua Aritisdes Milton, surge a Sereia de Itapuã, monumento em ferro esculpido pelo artista Mario Cravo Jr. em homenagem aos pescadores e outros elementos do mar. Lá também está localizada a Capela de São Francisco, uma das mais antigas construções da Bahia. A Lavagem de Itapuã, a última do ciclo de festas populares da Bahia antes do Carnaval, é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro.
Abra o olho
Nos últimos anos, Itapuã sofreu um processo de crescimento populacional intenso, contribuindo para a grande movimentação de pessoas e veículos em suas ruas e avenidas e o consequente aumento da violência no local. Alguns banhistas reclamam de assaltos e arrastões nas praias e da falta de policiamento. A poluição sonora, principalmente nos fins de semana, também é um ponto negativo para quem prefere curtir o bairro com tranquilidade.
Como chegar
Fonte: Série Onde eu Moro | Acervo A TARDE