Pôr do sol visto do Farol da Barra é um dos mais belos visuais da cidade
O bairro
Um dos bairros mais charmosos e visitados de Salvador, a Barra tem uma localização peculiar, estando entre a Baía de Todos-os-Santos e o Oceânico Atlântico. Foi lá que, em 1549, Thomé de Souza desembarcou para tornar Salvador a primeira capital do Brasil. Hoje, o lugar da chegada do português conta com um monumento que marca esta passagem na história.
Atrativos
A Barra ganhou status de ponto de encontro após as recentes reformas em sua orla, além de agregar diferentes pontos turísticos mundialmente conhecidos: os fortes que serviram de proteção aos ataques holandeses, sendo o principal deles o Farol da Barra; o morro do Cristo, onde inúmeros casais apaixonados aproveitam para curtir a vista; o mar calmo do Porto da Barra e seu tradicional pôr-do-sol; além da vida boêmia presente em bares, restaurantes e casas de show da região.

Mar tranquilo convida os banhistas ao mergulho no Porto da Barra (Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE)
Quem mora na Barra não precisa sair de lá para viver bem. E o bairro não vive só de paisagens naturais, mas também reúne lojas, farmácias, clube, shoppings, hospital e áreas de lazer. É lá também que se concentram muitas das programações esportivas e culturais da capital, como shows comemorativos no Farol da Barra, feiras gastronômicas, caminhadas e corridas e, claro, o Carnaval.

Carnaval na Barra, onde milhares de foliões curtem a festa atrás do trio elétrico. Ao fundo, o Farol (Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE | 08.03.2011)
Abra o olho
Após a obra de revitalização da orla, que atraiu ainda mais visitantes para passear e apreciar a vista, os habitantes da região reclamam dos acessos às suas residências - apenas moradores com credenciais podem passar de carro em alguns locais - e às dificuldades de receberem visitas. Além disto, as vagas de estacionamento foram bastante reduzidas em função dos projetos de melhoria no trânsito.

Moradores reclamam de bloqueios que impedem passagem de visitantes (Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE)
Durante o Carnaval, o sistema de transporte público no bairro também sofre modificações, obrigando os usuários a desceram em locais distantes e concluírem o percurso a pé.
Como chegar