Devotos amarram as tradicionais fitinhas do Bonfim em frente à Basílica
O bairro
"Quem tem fé vai a pé". A máxima sobre a tradicional celebração da Lavagem do Bonfim indica que o caminho percorrido até o destino final é longo. O bairro do Bonfim, que abriga a Basílica secular, está localizado na Cidade Baixa, em uma das regiões mais privilegiadas da cidade, de onde se pode contemplar a Baía de Todos-os-Santos.
Cheio de construções e casas que datam do pós-guerra, o Bonfim é um dos mais tradicionais bairros de Salvador. Ele faz parte da Península Itapagipana, região com mais de 130 mil habitantes, e está situado entre os bairros de Boa Viagem, Massaranduba e Roma. Lá estão situados, além da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, outros importantes patrimônios materiais e imateriais da história da cidade.
Atrativos
Quem vai o bairro do Bonfim segue direto para a tradicional Basílica, palco de uma das maiores festas religiosas da Bahia, que reúne cerca de um milhão de devotos todos os anos: a Lavagem do Bonfim. O que os visitantes não sabem é que o local abriga outras curiosidades e salas de grande importância histórica.
<GALERIA ID=19789/>
Uma delas é o Museu do Ex-voto, criado em 1975, que comporta objetos, retratos e lembranças de pessoas que tiveram alguma desejo realizado, como uma cura milagrosa, e o dedica ao Senhor do Bonfim. Há também a Sala dos Milagres, no andar térreo, que é "decorada" com moldes de gesso em formato de pernas, braços e outras partes do corpo, representando as doenças curadas nos devotos. Ao lado de pinturas representativas dos milagres atribuídos ao santo, também estão radiografias, quadros de formatura, retratos e outros objetos doados pelos próprios como sinal de gratidão.
Além das lojinhas em seu entorno, há ainda inúmeros vendedores ambulantes que oferecem as famosas "fitinhas do Bonfim". Diz a tradição que a cada nó dado, um desejo pode ser feito. Quando a fitinha se parte (naturalmente), os desejos da pessoa serão atendidos.

Segundo tradição, a cada nó dado na fitinha, um desejo pode ser feito (Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE)
O bairro reúne ainda o Convento Sagrada Família, também localizado na Colina Sagrada, que já abrigou o Hospital Português; o Solar Marback e a Praça dos Dendezeiros, onde há uma quadra para a prática de esportes.
Abra o olho
Os moradores do Bonfim passam por problemas semelhantes aos de outras regiões da cidade. Em algumas partes do bairro podem ser vistos esgotos a céu aberto e buracos no asfalto, além dos constantes engarrafamentos em horários de pico. A falta de segurança também é um dos problemas apontados pelos visitantes.
Como chegar