Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de Salvador fazem protesto, nesta sexta-feira, 29, no Centro da capital. Os servidores reivindicam aumento do piso salarial e plano de carreira. O ato faz parte do Dia Nacional de Paralisação, convocada por centrais sindicais em todo o país.
Eles estiveram reunidos nesta manhã na Praça do Campo Grande e, logo depois, seguiram em caminhada até a Praça Municipal, onde chegaram por volta das 12h20. Por conta da manifestação, o trânsito no local ficou bloqueado e impediu o fluxo de veículos, informou a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
De acordo com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindacs), a categoria reivindica o pagamento imediato de R$ 1.014,00, valor do piso nacional, instituído pela lei 12.994/14, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em 17 de junho de 2014.
Os servidores também pedem o aumento no valor de auxílio alimentação para R$ 25, gratificação PMAQ, fardamentos, melhores condições de trabalho e infraestrutura nos pontos de apoio.