Destinos Traçados integra o projeto Foco, de reportagens especiais mensais com conteúdos multimídia
O dia de hoje, em que o jornal A TARDE completa 103 anos de idade, é também data de boas-novas para o leitor do diário baiano. Um novo projeto digital e um curso gratuito de jornalismo para estudantes e profissionais recém-formados na área estão entre as novidades que o jornal centenário anuncia em dia de festa.
Os dois novos projetos são só aperitivos, de acordo com o diretor-geral do Grupo A TARDE, André Blumberg. Ele revela que outros lançamentos ainda estão por vir, como o novo portal de notícias, ainda este ano. "Apesar da crise, não paramos de desenvolver novos produtos e projetos, com muitas novidades", afirma.
Destinos Traçados
Para comemorar mais um ano de A TARDE, entra no ar nesta quinta-feira, 15, no portal a primeira edição do projeto Foco, que mensalmente levará ao público reportagens especiais com conteúdos multimídia e abordagens diferentes sobre assuntos do cotidiano.
Na edição de estreia, batizada de Destinos Traçados, os repórteres Fabiana Mascarenhas e Raul Spinassé contam histórias de pessoas que enfrentam com coragem doenças degenerativas incuráveis.
A equipe do projeto envolve jornalistas, fotojornalistas, designers e outros colaboradores. Pelo menos sete profissionais de diversas áreas atuaram diretamente nessa primeira produção. Segundo a gerente de Mídias Digitais de A TARDE, Ana Carolina Casais, a ideia é contar boas histórias de novas formas, fugindo do padrão conhecido do público.
"O Foco é mais que uma reportagem especial, ele é um novo olhar sobre um assunto, com muita interação, conteúdos multimídia, que podem ser vídeo, animações, gráficos, infografias, etc", explica. "Nossa ideia é levar conteúdo de qualidade para o leitor, o internauta e enriquecer nosso portal", complementa.
Curso
Outra novidade é o Curso A TARDE de Jornalismo, programa desenvolvido em parceria com o Banco Santander, que vai selecionar estudantes do último ano da área e profissionais recém-formados para uma imersão na produção jornalística. Coordenado pelo jornalista e secretário de Redação de A TARDE, Paulo Oliveira, o curso será anual, com carga horária total de 200 horas.
Além de aulas com profissionais do mercado baiano, os alunos verão palestras feitas por convidados de veículos de outros estados e vão conhecer de perto o processo de produção do jornal A TARDE e de outros produtos do grupo, como o jornal Massa! e o Portal A TARDE.
"As turmas vão ter oportunidade de acompanhar o trabalho dos profissionais da casa, fazer matérias, ter contato com o portal e, ao final do curso, produzir um caderno especial", conta a diretora de Redação Mariana Carneiro.
O gerente de Marketing do Grupo A TARDE, Emanuel Soares, explica que as inscrições se darão de 16 a 27 deste mês, para estudantes que estejam no último ano de graduação em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ou ainda profissionais com até dois anos de formados. A primeira turma, com 20 vagas, já começa a ter aulas no dia 3 de novembro.
Texto
Os interessados devem produzir um texto com até 2.050 caracteres (contando os espaços) respondendo à pergunta: "O que o governo federal brasileiro deveria fazer para superar a crise econômica?".
O texto deve ser enviado para o e-mail cursoatardedejornalismo@grupoatarde.com.br, junto com currículo ou cópia do diploma (para recém-formados), ou do comprovante de matrícula (para estudantes).