Prefeito ACM participou da entrega da nova orla
Foi inaugurada na manhã deste sábado, 21, a nova orla do Jardim de Alah. A entrega foi feita pelo prefeito ACM Neto, que ressaltou a importância das práticas esportivas na região.
A requalificação da área envolveu a reforma de estruturas, alteração no paisagismo e implantação de equipamentos para práticas esportivas. As obras foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), com um orçamento de aproximadamente R$ 4 milhões.
Uma ciclovia foi construída na região, que também recebeu o alargamento da calçada de 3,5 para 6 metros de largura, e três novos quiosques comerciais foram instalados.
Já o estacionamento foi mantido e passou por melhorias. Também foram executadas medidas preventivas, como reforço na contenção do calçamento, com a utilização de alvenaria de concreto.
Durante a inauguração, o prefeito falou ainda sobre a requalificação de outras áreas da capital a serem entregues à população, como a segunda etapa da Barra e a do Rio Vermelho. Além delas, em janeiro será inaugurada a nova orla da Ribeira.

Nova orla conta com áreas destinadas à prática de esportes (Foto: Valter Pontes | Divulgação)
Dia de esportes
Além da solenidade de entrega, a inauguração será marcada por um dia de esportes no Jardim de Alah, com aulas gratuitas de vôlei de praia, frescobol e prática de exercícios funcionais.
Sete arenas de vôlei foram montadas no local para competições de grupos, alternadas com aulas oferecidas por profissionais treinados. Já o frescobol contará com monitores desenvolvendo atividades práticas de jogos individuais. Todas as oficinas serão abertas ao público gratuitamente.
Ainda no vôlei, 48 atletas femininos e masculinos disputarão torneios em duplas e quartetos. Em paralelo, 180 atletas vão participar de uma competição de beach soccer, nas categorias sub 12, sub 15, sub 17, sub 18 e feminino. Nas categorias feminina e masculina também será realizada uma disputa de futevôlei. As ações serão realizadas em parceria com a Federação Baiana de Esportes Radicais e Aventura (Febera).
Para marcar a inauguração da nova orla, vai acontecer também uma competição de surf com 80 atletas soteropolitanos. As competições serão divididas quatro categorias e terão o apoio da Associação de Surf do Jardim de Alah. Para a criançada, o Movimento Salvador Vai de Bike organizou três ações. No Jardim de Alah, será montado um circuito de minibike para crianças de três a sete anos, além da Escolinha Bike, com circuitos montados das 9h às 16h. A Escola Bike Anjo (EBA) também estará no local, das 9h às 12h, ensinando a adultos e crianças a dar as primeiras pedaladas.