Trabalhos da área científica também tiveram espaço garantido na edição 2014 de eventos simultâneos
Estudantes da rede estadual de ensino chegam a Salvador nesta sexta-feira, 27, para ajustar os últimos detalhes dos trabalhos que serão apresentados e expostos no 4º Encontro Estudantil Todos pela Escola, da rede estadual de ensino. O evento, aberto ao público, será na Itaipava Arena Fonte Nova, entre os dias 2 e 4 de dezembro.
Promovido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), o encontro será dividido em 13 seções de diferentes áreas do saber, como música, artes visuais, literatura, cinema, esportes, ciências, patrimônio e dança.
Os eventos simultâneos são: 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face); 7º Sarau Estadual do Templo de Arte Literária (TAL); 8ª Mostra do Artes Visuais Estudantis (AVE); 4ª Aventuras Patrimoniais do Educação Patrimonial e Artística (EPA; 3ª Mostra de Curtas de Produção de Vídeos Estudantis (Prove); 2ª Mostra do Projeto Dança Estudantil (Dance); 2ª Apresentação do Canto Coral Estudantil (Encante); Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp); 5ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba); 4º Encontro da Educação Profissional; 3ª Feira de Tecnologias Sociais; Tenda Digital; Centro Juvenil de Ciência e Cultura.
O gestor da SEC, Osvaldo Barreto, explica que o encontro é uma celebração do protagonismo juvenil. Isso porque, antes deste evento, todas as seções eram projetos realizados de forma isolada em diversas cidades da Bahia.
Em cada segmento educacional serão apresentados trabalhos que foram desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo. "Os projetos que serão mostrados durante o encontro são os finalistas. Eles passaram pelo processo de seleção na própria escola e, depois, em cada núcleo regional, em disputa com outros colégios. Esta é uma maneira de estimular o processo de aprendizagem, porque se cria um ambiente melhor na escola, que mantém o estudante mais ativo e interessado", esclarece Barreto.
Acompanhamento
Os estudantes serão acompanhados por professores e dirigentes, com o objetivo de organizar as apresentações. O instrumentista Luciano Bahia, por exemplo, foi escolhido para desenvolver o arranjo das 15 músicas de autoria dos alunos da rede estadual de ensino, que foram escolhidos como finalistas do Face.
A partir desta sexta, ele vai ensaiar com os estudantes, no estúdio Pracatum, no Candeal, para as apresentações que vão resultar na gravação de um CD. Segundo a SEC, a versão estadual do festival da canção estudantil foi concorrida por 1.054 escolas, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) - a apresentação será no último dia do evento, às 17h, e terá shows de Cidade Negra e da dupla Lucas e Orelha.
"Os trabalhos estão bem heterogêneos, há pessoas que estão experimentando a música pela primeira vez. Outras, já têm até banda. Existem alunos de 13 e de 40 anos. No entanto, geralmente os formatos musicais são inspirados pelo rádio, tem muito samba-reggae, forró. Eles falam muito da temática da própria cidade, enaltecendo o local. É interessante", afirma Luciano.
Os trabalhos serão julgados por comissões formadas para cada área do saber. O Sarau Estadual do Templo de Arte Literária, por exemplo, terá o baiano Antônio Torres como júri. Jornalista e escritor brasileiro, Torres ocupa a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. Ele participou da segunda edição do evento e defende que a iniciativa estimula a criatividade dos jovens.
"É emocionante, porque precisamos de criatividade em tudo. O evento é muito animador para quem o assiste e, também, é realizado em um momento em que a juventude está enfrentando problemas muito sérios, com desvios educacionais preocupantes. Neste caso, a escola serve como espaço estimulante. Quando eu era estudante no interior da Bahia, não havia nada disso", conta Torres, que nasceu em Sátiro Dias.