Desafios e perspectivas da rede de atenção: como enfrentar a violência contra as mulheres é o tema do seminário que acontece nos próximos dias 9 e 10 em dois locais distintos da capital baiana. No dia 9, será na Faculdade Dois de Julho, no Garcia, entre 14h e 18h. No dia seguinte, haverá palestra na superintendência do Ministério de Agricultura, nos Aflitos, das 8h às 12h.
Promovido pela prefeitura, por meio da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), o evento é fruto de convênio com o governo do estado. Segundo a titular da SPM, Mônica Kalile, o encontro integra o projeto Definindo Nossos Papéis e reunirá profissionais de órgãos ligados à prevenção da violência contra as mulheres.
Entre eles, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Secretaria da Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública e representantes da sociedade civil.
"A importância principal desse seminário é unir, em um só local, as diversas entidades que formam essa rede de atendimento para discutir as formas de enfrentamento à violência e o papel de cada um", comenta Kalile.
Segundo ela, a iniciativa também servirá para qualificar as profissionais de atenção das equipes multidisciplinares e da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência.
Recentemente, o Mapa da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, apontou a Bahia como o 3º estado no ranking de violência contra a mulher.