Até o próximo mês de abril, a estação Pirajá do metrô funcionará em operação assistida, enquanto os demais terminais estarão na fase comercial. O horário de funcionamento deve ser das 8h às 18h. Quem quiser pegar o metrô nessa estação e seguir para a Lapa, por exemplo, deve parar no terminal seguinte, de Bom Juá, para pagar a passagem.
Por isso, ele reforça que, até abril, o metrô estará em operação comercial transitória. "Na plena, vai funcionar das 5h30 à meia-noite, já com a estação Pirajá totalmente integrada à linha 1", afirmou Carlos Martins.
Quem aguarda a inauguração desse terminal é a agente de limpeza Maria Santos, 42, que mora em Pirajá. "Vou chegar à Lapa em 20 minutos. De ônibus, é mais de uma hora, com todos os congestionamentos", conta.
Licitação
A licitação para o início das obras para a construção do tramo 3 do metrô, que vai incluir duas estações à linha 1, levando o sistema até Cajazeiras, deve ser lançada no primeiro semestre do próximo ano. Serão mais 5,5 km de extensão e duas estações (Brasilgás e Cajazeiras).
"O projeto está pronto para a licitação e estamos aguardando a formatação financeira. A ideia é transformar em financiamento", disse Martins.
Será entregue junto à estação Pirajá o terminal de integração com os ônibus, em local próximo. Vai ficar para 2016 o complexo de manutenção e a sede administrativa da CCR, ambos em Pirajá.